Pergunta #d31d8

Sacarose é um dissacarídeo formado pela ligação de dois monossacarídeos, glicose e frutosee tem a fórmula molecular #C_12H_22O_11#.

http://commons.wikimedia.org/

A Projeção Haworth é usado para representar a estrutura cíclica dos monossacarídeos em uma perspectiva simples do 3D. Como a sacarose é formada a partir de uma molécula de glicose e uma de frutose, sua projeção Haworth mostrará uma #alpha"-D-glucopyranosyl"# anel e um #beta"-D-fructofuranose"# anel conectado através de um #alpha-beta(1->2)# ligação glicosídica.

http://guweb2.gonzaga.edu/faculty/cronk/biochem/C-index.cfm?definition=carbohydrate

Agora, um açúcar redutor é um açúcar que tem um aldeído grupo funcional anexado, ou é capaz de formar um por meio de isomerismo. O que basicamente acontece é um reacção redox em que o aldeído é oxidado e outro composto é reduzido.

Outro critério que precisa ser atendido para reduzir o açúcar é que o carbono anomérico deve ser livre para abrir a estrutura do anel e permitir que a reação redox ocorra. Um açúcar deve existir como forma linear em solução para ser um açúcar redutor.

No caso da sacarose, ambos os carbonos anoméricos, ou seja, aquele pertencente à glicose (marcado 1 verde na imagem acima) e a pertencente à frutose (marcada 2 em vermelho), não podem abrir seus respectivos anéis porque estão amarrados na formação do ligação glicosídica que mantém a molécula de sacarose unida.

Como resultado, a sacarose não pode reagir com Reagente de Bento (basicamente um #"Cu"^(2+)# solução) para reduzir os cátions metálicos e formar um #"Cu"_2"O"# precipitado. Portanto, a sacarose é uma açúcar não redutor.