Por que a lactose não pode mais ser digerida? Inclua na sua resposta o efeito que essa mutação teria na enzima.

Responda:

Lactose não é digerido porque a estrutura de enzima lactase é alterada na região do sítio ativo devido a mutação e a lactase alterada não é capaz de atuar como enzima.

Explicação:

Todas as enzimas são basicamente proteínas. Em algumas enzimas, a parte proteica, chamada enzima apo também pode estar associado à parte não proteica denominada coenzima ou co-fator .

A especificidade de todas as proteínas é determinada pelos aminoácidos constituintes e seu arranjo específico para formar a molécula de proteína. A sequência de aminoácidos é determinada pela sequência de códons no DNA que constituem um gene. Existe um gene específico responsável pela síntese de cada enzima.

Nucleotídeos no DNA estão dispostos em trigêmeos (bases 3) . Cada um dos aminoácidos constituintes do 19, como metionina, arginina, ácido glutâmico, etc. possui códons, compostos de um ou mais trigêmeos.

DNA não sai do núcleo. Sintetiza #mRNA# que sai do núcleo e atinge os ribossomos, o local da síntese protéica. A síntese de #mRNA# é denominado transcrição.

A sequência de códons em #mRNA# is cortesia à sequência de códons de DNA .

Assim, qualquer mutação de substituição alterará a sequência de códons de DNA e consequentemente a sequência de codões de #mRNA#. Se essa mutação ocorrer nos códons que alteram a sequência de aminoácidos na região do sítio ativo da enzima lactase, a enzima com estrutura alterada deixará de catalisar a digestão da lactose.

Assim, a mutação de substituição de base que ocorre durante mitose pode resultar na falha na digestão da lactose.