Por que as moléculas polares são hidrofílicas?

A água é uma molécula hidrofílica. A molécula de água age como um dipolo. Molécula de água consiste em dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Os átomos de hidrogênio são ligados ao átomo central de oxigênio através de ligações covalentes. O oxigênio tem uma maior eletro-negatividade do que o hidrogênio, então o par de elétrons compartilhado entre cada átomo de hidrogênio e oxigênio é puxado para mais perto do átomo de oxigênio, gerando uma carga negativa parcial. Posteriormente, ambos os átomos de hidrogênio recebem uma carga positiva parcial. Isso, juntamente com o formato da molécula de água, o torna adequado para moléculas polares.

A água é um dipolo e age como um ímã, com a extremidade de oxigênio tendo uma carga negativa e a extremidade de hidrogênio tendo uma carga positiva. Essas extremidades carregadas podem atrair outras moléculas polares.

A amônia é uma molécula polar, com a extremidade do nitrogênio tendo uma carga negativa e o hidrogênio terminando com uma carga positiva.Esta molécula é atraída pela água ou essa molécula é amante da água ou (hidrófila). As extremidades positivas da molécula de água
(Átomos de hidrogênio) se liga ao extremo negativo da molécula de amônia. As extremidades positivas da molécula de amônia se ligam ou são atraídas pela extremidade negativa da molécula de água.