Por que os isótopos são importantes?
O termo "isótopos"refere-se a átomos de um elemento que possui a mesma quantidade de prótons, mas diferem no número de nêutrons que possuem.
Todos os isótopos de um elemento têm o mesmo comportamento químico, mas os isótopos instáveis sofrem decaimento espontâneo durante o qual emitem radiação e atingem um estado estável.
Essa propriedade dos radioisótopos é útil na preservação de alimentos, na datação arqueológica de artefatos e no diagnóstico e tratamento médico.
-
Use como um 'marcador' para determinar onde um medicamento é metabolizado no corpo humano. Isso é possível porque, embora um isótopo tenha uma estrutura nuclear diferente detectável, ele se comporta quimicamente da mesma maneira.
-
Use a radiação emitida pelos isótopos enquanto eles se deterioram para tratar tumores em pacientes com câncer.
-
Os radioisótopos são uma fonte portátil e conveniente de radiação para fins de realização de exames não destrutivos de estruturas críticas de segurança.
-
O material físsil pode ser separado do material não físsil para construir um dispositivo nuclear (bomba). Para o urânio, isso pode ser feito reagindo o urânio com flúor para obter hexa-fluoreto de urânio. O hexa-fluoreto de urânio tem um ponto de ebulição relativamente baixo e pode ser centrifugado em seu estado gasoso. Quando a centrifugação é realizada muitas vezes, os isótopos físseis e não físseis do urânio ficam separados.