É necessário desinstalar o meu antigo antivírus antes de instalar o meu antigo?
Na maioria dos casos, sim.
Os softwares antivírus são altamente complexos com acesso de alto nível aos recursos do sistema para fins de monitoramento. Ele tem muito controle sobre o sistema e monitora os locais que são os principais alvos de um malware.
Monitora processos em execução, acesso a arquivos, acesso à rede e atividade do usuário. Olhando de uma perspectiva diferente, estas são as mesmas ações feitas por um spyware.
Se você tentar instalar outro software antivírus, o antigo pode encontrar as ações do novo como maliciosas e vice-versa. Com base em como os desenvolvedores implementaram os recursos e como seu sistema operacional lida com as solicitações, você pode acabar com dois softwares lutando um contra o outro e terminando com os componentes do outro. Como a maioria destes componentes estão integrados com processos e serviços críticos do sistema operacional, você acabará com um sistema altamente instável.
Até é aconselhável ter apenas um software antivírus rodando em um sistema a qualquer momento. Existem alguns produtos de segurança que afirmam ser compatíveis com produtos de outros fornecedores. Mas estes actuam como protecção extra - dando funcionalidades que a um normal faltam, por exemplo: protecção de exploração, firewall.