As pilhas recarregáveis vazam tão mal como as pilhas alcalinas normais?
Não, as recarregáveis são muito melhores. Já usei dezenas de pilhas recarregáveis NiCd e NiMH AA e AAA, e ainda não tive uma fuga sem provocação.
A minha única experiência com fugas de pilhas foi culpa minha. Eu próprio tentei reconstruir uma bateria de NiCd numa unidade flash electrónica usando células sub-C, mas não tinha um soldador para as tiras de níquel usadas para ligar as células. Então eu soldei as tiras para as células - sabendo que isso não era recomendado. O calor danificou as vedações das células, e elas eventualmente vazaram.
Evitei agora baterias alcalinas para a maioria das aplicações. Passei muito da minha vida a limpar lanternas e aparelhos electrónicos que tinham células alcalinas a vazar nelas. Você pode reduzir a frequência disto não usando pilhas alcalinas em dispositivos onde as pilhas podem passar despercebidas e depois sentar-se durante meses - o tempo normal que elas vazam. Mas isso não é suficiente - eu encontrei uma célula alcalina que estava vazando quando sua voltagem terminal ainda estava acima de 1,5 V (ou seja, quase nova).
Em vez de alcalinas, eu uso células NiMH para a maioria das minhas lanternas e dispositivos eletrônicos, e apenas aceito o fato de que eu preciso recarregar as células a cada 6 meses ou mais para manter a luz pronta para uso. Para a lanterna que fica no porta-luvas do carro e é ignorada por 10 anos, eu uso células primárias de lítio. Também nunca vi uma delas vazar.