Como é a experiência Crouton/Ubuntu nos livros Chrome?
O que você deve estar procurando hoje para obter aplicativos Linux em um Chromebook é Crostini. Atualmente ele está disponível em Chromebooks selecionados mas o suporte deve aumentar com o tempo.
Com o Crouton você coloca o Chromebook em modo desenvolvedor - isso em si é um passo bastante drástico para um Chromebook - então no shell acessado através do shell Crosh você executa alguns scripts. As instruções estão no site do Crouton, por isso não as vou refazer.
O que você obtém é um ambiente que executa tanto aplicações de linha de comando Linux como aplicações GUI. Instalando uma extensão Chrome você pode ter a aplicação GUI aparecendo em uma janela Chrome ao lado de outras janelas Chrome.
O resultado é muito bom. A desvantagem é que a experiência Linux está em um universo bolha dentro do Chromebook e é difícil compartilhar arquivos entre eles. Também porque o Chromebook está em modo Developer é fácil de trocar acidentalmente de volta - porque a cada reinício o Chromebook avisa que está em modo Developer e se você acertar a tecla errada ele restaura o modo normal. Neste momento o seu sistema de ficheiros Linux, e qualquer trabalho que lá tenha feito, desaparece.
Crostini por outro lado está a ser fornecido pela equipa do ChromeOS e está perfeitamente integrado com o sistema operativo. Eu não tive a oportunidade de usá-lo, mas assisti alguns vídeos demonstrativos.
Um Chromebook com Crostini junto com o suporte a aplicativos Android parece ser um excelente substituto para, por exemplo, um MacBook Pro. Primeiro - excelente experiência de navegação na web. Segundo - excelente acesso às ferramentas de linha de comando e outras ferramentas de desenvolvimento. Eu acho que isso permite rodar o Docker, que não é permitido no Crouton. Terceiro - qualquer aplicativo desktop comercial que você possa ter no MacOSX vai ter um equivalente no universo Android.
A única desvantagem é que o Google te dá um sopro no pescoço para cada movimento que você fizer.
Crostini está aqui, permitindo aplicativos Linux em Chromebooks, deve suplantar o Crouton
Artigos semelhantes
- Como instalar o Windows 8.1 no laptop pré-instalado que vem com Ubuntu e remover o Ubuntu depois de instalar o Windows 8.1
- Como fazer um downgrade do Ubuntu 18.04 para o Ubuntu 16.04
- Como baixar o Ubuntu 20.04 lts (Ubuntu, desenvolvimento)
- Qual é o melhor comprimido para rodar o Ubuntu? Qualquer um pode rodar a versão completa do Ubuntu?