Quais são os melhores trios de piano?
Por várias razões, o trio de piano é uma combinação extremamente versátil, e por isso existem muitos favoritos perenes. Restringir-se a um único trio de piano ou mesmo a um punhado dos "melhores" é talvez inútil, mas eu posso sugerir algumas das obras mais comumente programadas do repertório padrão. Não surpreendentemente, as obras românticas estão bastante sobre-representadas no público's eye (muito mais do que uma lista equivalente para quartetos de cordas seria), então esta lista é um pouco de uma visão tradicional.Haydn e Mozart. O trio de piano estava realmente começando a tomar forma nesta época, e a maioria dos trios de Haydn e Mozart (e trios de Beethoven) são mais glorificadas sonatas de piano com acompanhamento de cordas do que a forma moderna em que os três músicos têm partes significativas. Mas eu não descartaria nenhuma dessas obras clássicas anteriores apenas nessa base; existem algumas obras-primas que vale a pena explorar, como o famoso trio "Gypsy". Nenhum trio de piano que se preze pode escapar sem tocar bem Haydn.
Beethoven. As obras mais frequentemente executadas são o trio D major Op. 70 "Ghost" e E-flat major Op. 97 "Archduke". Muitos admiram este último como o maior trio de piano de todos os tempos. As Variações Kakadu também são programadas com alguma frequência.
Schubert e Mendelssohn. As duas Schubert (B-flat e E-flat) e duas Mendelssohn (D menor e Dó menor) são grandes peças do núcleo do repertório do trio de piano. Eles ainda se sentem bastante clássicos na forma, e uma textura clara, às vezes leve, é exigida ao longo de todo, apesar da intensidade e escuridão ocasionais. Os movimentos interiores dão origem a alguns dos momentos mais serenos da música.
Schumann. Para mim, os três trios Schumann soam um pouco espessos e sem brilho e virtuosidade, embora em certa medida isso's o que faz as peças soarem um pouco mais terra-a-terra e introspectivas. O trio D menor Op. 63 é bastante pesado na parte do piano.
Brahms. Brahms escreveu pelo menos três trios; um quarto trio é às vezes atribuído a ele também.
Dvorak. O trio F menor Op. 65 e Op. 90 "Dumky" são frequentemente executados. A natureza rapsódica e folclórica deste último dá a cada membro um pouco de liberdade para brilhar e mostrar suas próprias personalidades sem fazer a peça como um todo se sentir desarticulado.
Tchaikovsky. Marcado em dois movimentos, o trio Tchaikovsky Op. 50, dedicado ao seu amigo próximo Nikolai Rubenstein, é uma obra monumental e talvez o trio mais sombrio e mais abertamente apaixonado do repertório romântico. A parte do piano é uma das mais difíceis do repertório.
Ravel. A única contribuição de Ravel&apos para o repertório é absolutamente sublime e talvez só superada por algumas de suas obras de câmara tardias.
Shostakovich. Dedicado em memória de um amigo próximo a la Tchaikovsky, o trio E minor Op. 67 é talvez o trio mais frequentemente interpretado, escrito após o início da Segunda Guerra Mundial. It'é uma das peças mais sombrias do repertório da câmara. Um dos temas citados no quarto movimento retorna no famoso quarteto em Dó menor Op. 110.
Outros. Trios de Arensky, Chopin, Debussy, Rachmaninoff, Saint-Saens, e Smetana são executados com alguma frequência. Existem alguns bons trios espanhóis de Granados e Turina.
Devo notar que I'estou muito menos familiarizado com o repertório do trio que surgiu no último meio século, onde existem alguns excelentes concorrentes em Liebermann, Milhaud e Takemitsu, entre outros.
De facto, devido à popularidade da forma, existem também milhares de arranjos que foram feitos para o trio de piano.
Artigos semelhantes
- O som do piano digital é muito melhor do que o de um piano de amostra?
- O Simply Piano é uma boa maneira de aprender a tocar piano?
- Quais são algumas boas maneiras de aprender a tocar o piano online de graça?
- Quais são algumas alternativas mais baratas ao Piano Nord com características e sons de personalização semelhantes?