Será que um 'screensaver' digital realmente salva a sua tela de qualquer coisa?
Question como A2Aed: "Um 'screensaver' digital salva realmente o teu ecrã de alguma coisa?"
br>Resposta curta: Depende da tela, mas normalmente, sim.
Antes de eu explicar, deixe-me desabafar um pouco. Os técnicos se encolhem sempre que ouvem alguém se referir ao papel de parede do seu desktop como um protetor de tela. Não é a mesma coisa!
No entanto, presumo que você esteja se referindo a um verdadeiro protetor de tela, que é um aplicativo que exibe gráficos em movimento.
Back nos velhos tempos, monitores eram muito parecidos com televisores, e em alguns casos é exatamente isso que eles eram. A tecnologia era chamada de "cathode ray tube", ou CRT. Os "pixels" em um CRT na verdade consistem em compostos de fósforo que brilham uma determinada cor quando excitados por um feixe de elétrons. Com o tempo os compostos se degradariam, em maior ou menor grau, dependendo de quanto eles tinham sido usados, e exibiriam cores mais brilhantes ou mais escuras como resultado.
Muitas telas são estáticas, na medida em que geralmente há pouco movimento, a menos que o usuário esteja fazendo algo. Se a mesma imagem fosse exibida no monitor por tempo suficiente, eventualmente essa imagem "queimaria" para a tela. Se você já esteve em um video arcade da velha guarda, você provavelmente já viu esse efeito - muitos jogos arcade têm uma tela de introdução que raramente varia, então a tela de introdução acaba sendo queimada na tela. É mais óbvio quando um CRT da ex: Dig Dug foi removido e instalado em um jogo Pac-man. Durante o jogo seria difícil de ver, mas se o jogo Pac-man estivesse parado na sua tela de introdução, você provavelmente seria capaz de ver os antigos gráficos Dig Dug como uma espécie de imagem "fantasma".
Image retirado do artigo da Wikipedia ligado abaixo.
Agora, considere seu computador, tablet ou telefone. A exibição não muda quando o dispositivo não está em uso, de modo que a exibição também pode queimar na sua tela.
O objetivo principal de um protetor de tela é garantir que cada pixel receba o mesmo tratamento, ou seja: todos eles são ciclados através de várias cores. Embora isso também degrade os compostos de fósforo, ele o faz de forma mais uniforme, evitando aquelas imagens "fantasmas".
Outra solução é simplesmente desligar a tela enquanto ela não estiver em uso, o que computadores modernos e dispositivos móveis geralmente suportam.
Eu só me dirigi a monitores CRT até este ponto, mas outras tecnologias de exibição também podem ser suscetíveis a "burn-in".
Monitores CRT são um bom exemplo:
O Debate sobre a Queima da Tela OLED - Tudo o que Você Precisa Saber
Podem as Imagens Estáticas Ser Gravadas em um Visor LCD do Computador?
Suponho que também poderia ter acabado de o referir ao artigo seguinte, mas compus a minha resposta antes de reunir os links, e não sou de desperdiçar a digitação. :)
Queimar no ecrã - Wikipedia
Segundo a entrada da Wikipedia, parece que todas as tecnologias de visualização são susceptíveis a este problema, então porque não simplesmente ir com ele? Encontre um protetor de tela que pareça legal, e deixe-o rodar!
Artigos semelhantes
- Tenho um Vivo 1816 que não mostra um código QR para uma rede salva. Como habilitar esta opção usando qualquer aplicativo de terceiros?
- How many references can you find in the Roku screensaver?
- Porque devo comprar qualquer coisa com uma tela curva?
- 5Ge no meu Galaxy S8 Active significa realmente que qualquer coisa é mais rápida ou é apenas 4G LTE a usar uma máscara?