Quais são as desvantagens de usar uma VPN?
Se você está falando de VPNs "livres"? Nunca use uma. Eles estão a fazer algo para rentabilizar o seu tráfego. Pode ser perfeitamente legal, ou pode ser esboçado como foda, mas você pode contar com o fato de que vai estar em desacordo com sua razão para usar uma VPN.
VPNs pagas? Também não sem perigo. Em termos gerais, existem três.
- se houver uma aplicação endpoint que você tem que instalar no seu computador/dispositivo móvel... você tem que confiar nela. Quero dizer, isso não deveria ser dito, mas você está deixando essa coisa operar a um alto nível de privilégio, e sabe o que, exatamente, sobre isso?? Hmm?? Sim. Pensei que sim.>li>o seu tráfego vai transitar pela Internet, encriptado (em teoria) num túnel de algum tipo até um ponto final, em que é desencriptado e desencriptado e injectado de volta na Internet, parecendo que teve origem nesse ponto final. O que é controlado por quem? Porque você está mais ou menos confiante de que eles não estão registrando, catalogando, ordenando, enviando e vendendo seus dados para outra pessoa... Segundo ponto nisto... todo tipo de coisa sobre a qual você não tem controle agora parece estar vindo desse mesmo endpoint. E agora você está, por associação, "encartado" juntamente com eles no jogo de análise de tráfego. Portanto, há uma chance muito, muito boa de que você esteja vendo alguma merda estranha no seu anúncio... e você pode acabar inadvertidamente sendo alvo de retaliação por partes que foram feridas de alguma forma por outra pessoa passando pelo mesmo endpoint. apenas dizendo'
- vai ser mais lento, na maioria das vezes. há uma certa quantidade de despesas gerais inevitáveis para o processo. A VPN constrói uma "rede falsa" na qual embala o seu tráfego. Então você tem o byte-load do protocolo a ser usado (GRE, L2TP, PPTP, HTTP, SSH, etc) mais a carga de cabeçalho do seu tráfego além da sua carga útil. Mais a sobrecarga de sinalização se o fluxo for embalado em um túnel TCP versus UDP. Então você vai levar, no mínimo, um hit de 20%, até perto de 50%.
>br>Agora, alguns dos serviços, como o da Cloudfront, na verdade mitigam isso em grande medida porque o destino que você está procurando pode muito bem estar hospedado em um endpoint Cloudfront CDN. Neste caso, você não "transita a Internet" do seu nó de saída para o destino, eles literalmente deixam-no na varanda da frente. Assim, para os casos em que o destino está no Cloudfront CDN, o Cloudfront VPN é realmente mais rápido do que não utilizar uma VPN. Whacky, mas é verdade...
VPNs corporativas têm os mesmos problemas, e você DEVERIA estar esperando que se você estiver acessando recursos corporativos - em particular com um laptop fornecido pela empresa - o seu tráfego será monitorado. No meu mundo, eu não permito que dispositivos BYO acessem dados corporativos críticos a menos que sejam gerenciados no meu MDM corporativo, neste caso agora seu dispositivo pessoal que eu estou permitindo que você use para sua conveniência para acessar meus dados corporativos também é monitorado.
P>Passar por cima dele. É assim que funciona a auditoria de dados corporativos e a prevenção de perda de dados.
No terceiro ponto, as VPNs corporativas são tipicamente muito mais lentas - não são operadores de rede, não são operadores de VPN comerciais, por isso tipicamente não prestam muita atenção ao desempenho. Além disso, normalmente já estão perto da capacidade da sua infra-estrutura de rede (a menos que tenham um antigo operador de rede a fazer as chamadas, ou a menos que tenham mudado para cloud-first, caso em que o ponto final estará em AWS/Azure/GCP...)
Artigos semelhantes
- O que é uma VPN e porque é que precisamos de uma VPN? Qual é o requisito para criar uma VPN?
- O que é uma VPN? O que faz uma VPN? Porque é que as pessoas usam VPN?
- O que é VPN (rede virtual privada) e quais são as suas vantagens e desvantagens? Como posso utilizá-lo no Android?
- Qual é a diferença entre um VPN e uma extensão VPN add-on para browser?