Casa > O > O Próximo Chip Whitechapel Nos Telefones Google Pixel É Melhor Do Que O Snapdragon?

O próximo chip WhiteChapel nos telefones Google Pixel é melhor do que o Snapdragon?

O que sabemos sobre Whitechapel?

Um relatório do Axios é o que primeiro coloca Whitechapel no mapa. Esse relatório afirmava que o chip foi desenhado pelo Google mas, com alguma capacidade, teve entrada da Samsung. Aparentemente, a Samsung também seria encarregada de produzir o chip. Quanto às especificações, ainda não há muito a ser feito, além de ser um design ARM de 8 núcleos. O relatório original também mencionava que Whitechapel teria uma "porção dedicada" concebida para melhorar o desempenho do Google Assistant especificamente numa capacidade "always-on".

O que é que o Pixel 6 tem a ganhar com Whitechapel?

A grande questão sobre Whitechapel é qual é a vantagem. Afinal, os chips Snapdragon da Qualcomm são usados em milhões e milhões de telefones Android a cada ano e eles continuam melhorando, especialmente agora que mais camadas de custo estão amplamente disponíveis. Existem algumas áreas chave que o Google poderia se beneficiar de seu próprio chip, embora.

Primeiro, há o que o relatório original mencionou - a otimização do chip para tarefas específicas. Este é um esforço para o qual os telefones Pixel do Google não são na verdade estranhos. A série Pixel 2 viu a estreia de um chip do Google conhecido como o "pixel visual core". Esse chip personalizado foi concebido para acelerar o processamento pesado de imagens tiradas no Pixel, bem como permitir esses processos em aplicações de terceiros. O chip não estava presente no Pixel 3a, 4a, 5, ou 4a 5G e, embora não tenha realmente quebrado a experiência, a velocidade de processamento foi definitivamente perceptível. O Pixel 4 e 4 XL introduziram uma actualização a este chip, o "núcleo neural de pixels", que se diz ter melhorado a velocidade do Google Assistant. Outro design personalizado nos telefones Pixel é o TitanM, um chip de segurança usado para reforçar a criptografia e armazenar dados como a biometria. Com um chip personalizado, o Google poderia, em teoria, trazer tudo isso para um chip.

Google também poderia se beneficiar do Whitechapel no Pixel 6 com suporte de software de longo prazo. Como está hoje, os telefones Pixel que rodam com chips da Qualcomm só recebem três anos de atualizações. Não é terrível, mas bastante decepcionante em comparação com os iPhones, que recebem seis ou sete. Uma grande parte do motivo pelo qual os Pixels não recebem ainda mais suporte é por causa da Qualcomm. O Google trabalhou com a Qualcomm para trazer futuros chips até quatro anos de suporte, mas isso ainda deixa uma situação difícil para OEMs Android que podem querer passar de três ou quatro anos, mas não podem razoavelmente fazê-lo por causa da linha do tempo de suporte da Qualcomm.

main-qimg-d3b97e4bbd84b3513da9e72f3db67b2d

Uma maneira mais potencial de que abandonar a Qualcomm poderia ajudar o Pixel é o custo. Há muitas incógnitas para dizer algo remotamente definitivo, mas um chip personalizado poderia trazer um custo mais acessível para o Google em comparação com a compra da Qualcomm. Isso pode significar que o Pixel 6 pode ter melhor desempenho do que o Pixel 5, que usou um Snapdragon 765G de segunda linha em contraste com a Samsung, OnePlus e outras bandeiras com o Snapdragon 865. Se o custo também for suficientemente baixo, esse chip pode aparecer nos telefones Pixel mais baratos do Google. No entanto, um potencial bloqueio de estrada poderia ser a escala de produção do Google. Pixels não vendem em grandes quantidades, então os custos são, proporcionalmente, provavelmente mais altos.

O que são potenciais desvantagens?

Existem provavelmente muitas outras vantagens para Whitechapel no Pixel 6, mas e quanto aos potenciais problemas?

Para um, há desempenho bruto. O Google parece estar trabalhando com a Samsung em seu design, o que é bom, mas os chips Exynos da Samsung são notórios por ficarem bem atrás de seus equivalentes da Qualcomm. Dada a experiência da Qualcomm, parece altamente improvável que o Google possa igualar o Snapdragon em termos de desempenho. Isso pode ser uma desvantagem para muitos, mas como mencionado, em uma situação perfeita o Google poderia encontrar um meio-termo que vê um desempenho inferior em comparação com os chips Snapdragon série 800, mas mantém custos similares aos do Snapdragon série 700.

main-qimg-06bb6f381cd5232cb88b03b0fa4e2a0e

Whitechapel certamente não irá atender aos padrões de desempenho do Snapdragon 888

Em uma nota semelhante, mudar do "normal" estabelecido poderia resultar em problemas de compatibilidade com aplicativos Android e muito mais. Novamente, há muito que não sabemos sobre este chip para sequer começarmos a especular sobre o que estes problemas podem ser, mas o potencial certamente está lá.

Há também o elefante na sala. Depois de cinco gerações de Pixel, o Google mostrou que pode não ser tão bom em hardware. O histórico da empresa tem visto menos do que um controle de qualidade estelar e bugs em abundância. O Pixel 3 tinha uma lista de problemas de hardware e o Google teve até que emitir melhores garantias após problemas de lançamento com o Pixel 2. Isto é algo importante a ter em mente, uma vez que o Google produz os seus próprios chips, uma vez que eles estão colocando um componente adicional e central do dispositivo mais sob o seu controle.

De Roselyn Bonchea

O que a polícia usa para rastrear um Android usando o IMEI #? :: Qual é a diferença entre telefone, tablet e phablet?