Qual é a liga de futebol mais táctica da Europa?
Quando se menciona uma liga de futebol táctica, significa que a maioria das equipas dessa liga tentam ser mais espertas do que as outras com o seu plano de jogo e não com as capacidades dos jogadores.Foi salientado que a Serie A é a equipa de futebol mais táctica da Europa e com razão.
Táctica mais ou menos relacionada com as mudanças na formação para cada jogo com base no adversário e na equipa capaz de lidar com as mudanças. Algumas vezes a táctica muda durante o jogo de forma a trazer os resultados necessários.
Vejamos algumas das famosas ligas
A Bundesliga é mais ofensiva do que qualquer outra liga onde cada equipa ataca com zest.
A Premier League é ligeiramente melhor taticamente, mas não se compara à Serie A.
A La Liga é novamente um pouco mais ofensiva, mas as ideias do Ancelloti & Diego Simeone com o Real & Athletico Madrid respectivamente ajudam-nos em jogos diferentes.
O Campeonato Português também é conhecido pela sua masterclass táctica, mas de alguma forma não consegue mostrar o seu talento fora de Portugal, à excepção de 2004, quando o Porto ganhou a Liga dos Campeões sob a tutela de José Mourinho.
A Eredivisie é completamente diferente e é considerada a academia de jovens jogadores brilhantes para o resto da Europa. Outrora famoso pela sua política de Futebol Total, o Ajax não conseguiu alcançar o sucesso devido à perda de jogadores chave quase todos os anos e por isso não se pode concentrar na táctica de equipa se a primeira equipa mudar de jogador ano após ano. Semelhantes ao Ajax são o PSV, o Feyenoord e as outras equipas também passam por uma profunda revisão em cada período. É a tal ponto que uma equipa que é maioritariamente construída por jogadores emprestados pelo Vitesse Arnhem joga na Eredivisie.
A Ligue 1 é uma desilusão (opinião pessoal) em termos de táctica e capacidade de lidar com quaisquer mudanças na formação.
Agora a Serie A, a Serie A já foi gloriosa e todos os jogadores quiseram fazer parte da liga. A famosa liga que lhe ganhou todos os troféus, corações e tudo o resto. A razão do sucesso foi uma colheita de jogadores brilhantes e o dinheiro. A única coisa que é esquecida são os treinadores. Os jogadores brilhantes foram brilhantes porque o treinador foi capaz de extrair esse brilhantismo deles e colocá-lo devidamente em campo para que o mundo o visse. A única maneira de fazer isso é jogando de uma certa maneira e mudando o jogo para obter resultados. A jogada triangular entre Rijkaard, Gullit e Van basten é lendária. O futebol contra-atacante de Ancelotti's dominando o Milan (com jogadores como Kaká, Pirlo, Nesta, Maldini, Sheva, Cafu, Gattuso) foi uma aula magistral. Nenhum time saberia sequer o que os atingiu e o Milan estaria à frente. O brilhantismo de Mourinho em uma equipe envelhecida da Inter de Milão foi para ganhar o triplo.
A ênfase de todas estas épocas não era o ataque ou a defesa. Era uma mistura perfeita de táticas geniais e de uma coordenação brilhante dos jogadores que levava ao sucesso. A Serie A ainda hoje tem a classe mestre tática da Conte (agora no comando da Azzuri) que mudou a sorte da Juventus quando tudo parecia perdido depois de Calciopoli.
Então, para resumir a Serie A italiana, sempre foi a liga mais tática a única razão para a queda do futebol italiano são os fundos e a falta de sangue novo que se mantém com o campeonato. Devido a isso, as equipas agora não coordenam bem e por isso as tácticas não funcionam como deveriam. Mas ainda se vê aqui e ali alguns vislumbres do que eles são capazes de fazer, mas há demasiada inconsistência.
Artigos semelhantes
- Quando se joga contra equipas de futebol de ataque forte, o que é uma boa táctica defensiva/de contra-ataque para nos ajudar a resistir e a marcar?
- Em que continente está localizada a Rússia, Europa ou Ásia? Se é a Europa, por que não faz parte da União Européia?
- Qual é a sua táctica militar favorita?
- Que liga faz mais dinheiro: NBA, NFL, MLB ou NHL (falando especificamente sobre a liga, e não sobre os seus jogadores)?