Porque é que o Google incluiu a funcionalidade "desfazer envio" no Gmail?
[NOTA: Enquanto trabalhei anteriormente no Google, nunca fiz parte da equipe do Gmail, nem conheço nenhum de seus desenvolvedores ou o(s) gerente(s) de produto(s). O que eu escrevo aqui é verdade para qualquer empresa de software.]
Por que o Google incluiu este recurso? Porque o sistema "Gmail Labs" permite aos desenvolvedores anular as decisões dos gerentes de produto. Isto é o que torna o sistema "Labs" tão brilhante.
Um gerente de produto tem que decidir quais recursos implementar e quais não implementar. Isto é muito difícil. Cada nova funcionalidade leva tempo para projetar (como funcionará da perspectiva do usuário), arquitetar (como funcionarão os internos), implementar (escrever o código que faz tudo acontecer), e suportar (documentação, e assim por diante). Há apenas tantas horas no dia, e apenas tantos desenvolvedores designados para o Gmail. O gerente de produto tem que dizer "não" a muitas boas idéias.
Se você fosse o gerente de produto, você selecionaria recursos que obviamente atrairiam milhões de novos usuários, ou recursos que ajudam alguns usuários existentes a terem um dia um pouco mais agradável? Obviamente você'selecionaria a primeira categoria. Novos usuários são mais valiosos do que pequenas melhorias que ajudarão alguns usuários existentes. Muitas dessas pequenas características são chamadas de "ajuste e acabamento"... pequenas coisas que ajudam a fazer o produto brilhar, mas são'não pense que você pode colocar em um anúncio porque eles têm benefícios que são intangíveis ou seriam entendidos apenas por alguns. Muitas das melhores características podem't ser apreciadas ou compreendidas até que estejam disponíveis para uso. Quando eles estão "no papel", é difícil julgar o seu valor.
Outra razão pela qual um gestor de produto pode rejeitar uma funcionalidade proposta é a política. Talvez a idéia tenha vindo de alguém que o gerente de produto não gosta't gosta, ou não't confia. (possivelmente por uma boa razão)
A funcionalidade "laboratórios" dos produtos Google é uma estrutura que permite aos programadores do Google adicionar funcionalidades que tenham sido rejeitadas pelo gestor de produto. Os engenheiros do Google podem, no seu próprio tempo livre ou no "20% de tempo" que lhes é atribuído, implementar funcionalidades que o gestor de produto tenha aprovado. "Sim, Sr. Gestor de Produto, eu entendo que a funcionalidade x-y-z lhe parece estúpida, mas as poucas pessoas que a querem iriam adorar, por isso eu'vou implementá-la de qualquer forma e não'não se preocupe, ela ganhou'não seja uma funcionalidade oficial"
O que torna a funcionalidade "laboratórios" brilhante é que não só dá uma estrutura segura para as funcionalidades experimentais a serem adicionadas, mas também reúne estatísticas de utilização automaticamente. Se a funcionalidade for amplamente adotada, o desenvolvedor pode apresentar dados frios ao gerente de produto que diz que a funcionalidade deve ser promovida para se tornar uma funcionalidade oficial.
De fato, as estatísticas de uso também podem mostrar que a funcionalidade é't bem recebida e provar que o gerente de produto está correto.
P>Peço desculpas por explicar isso como um paradigma "nós contra eles", ou seja, como se os gerentes de produto e os desenvolvedores estivessem em desacordo uns com os outros. No entanto, o recurso de laboratórios não seria necessário se houvesse' não haveria algum atrito entre os dois grupos. Em um mundo perfeito haveria tempo infinito para implementar cada recurso solicitado, mas nós não't vivemos nesse mundo. (Ou talvez o recurso "Labs" tenha sido inventado por um brilhante gerente de produto que detestava dizer "não" e queria adicionar um 'escapar do hatch' isso encorajou os desenvolvedores a experimentar. Eu não'não sei, mas eu'sou pessimista em acreditar que o Labs foi adicionado como um apaziguador.)
Uma maneira melhor de olhar para ele é que o recurso "labs" fornece uma maneira de democratizar o processo de seleção de recursos e fornece uma maneira orientada a dados para determinar quais recursos devem ser promovidos a um status mais "oficial". Os dados eliminam a tomada de decisão política e "I'm certo porque o meu cartão de visita lista um título importante"-business como de costume. Esta é uma das maneiras que o gerenciamento do Google's é tão brilhante.
Então, em resumo: Por que o Google incluiu o 'undo send' recurso no Gmail? Porque alguém pensou que era importante, levou tempo para implementá-lo sob o framework "labs", os usuários adoraram o recurso e o gerenciamento do produto o promoveu para ser um recurso oficial do Gmail.
Desejo que mais produtos tenham um sistema "labs". A única forma de ser melhor é se os não-Googlers também tivessem uma forma de adicionar funcionalidades sob o sistema "labs".
Artigos semelhantes
- Há alguma forma de desfazer o e-mail enviado no Gmail?
- Porque é que a Samsung não incluiu USB tipo C no Galaxy S7 & S7 edge?
- Qual será a funcionalidade mais melhorada ou a melhor nova funcionalidade no novo Samsung Galaxy Note 10, a ser lançado em 7 de Agosto de 2019?
- Posso desfazer um e-mail que enviei há uma hora?