Lojas de Aplicativos Empresariais e Gestão de Dispositivos Móveis: Há alguma diferença?
Sim.
Any IT department can set up a "store" from which employees can download apps that connect them to their enterprise resources, and there are vendors who specialize in pre-built or cloud-based repositories that incorporate all of the necessary passwords, permissions, and the like.
Muitos dos fornecedores de MDM/MAM/EMM também incluem capacidades de loja que estão estreitamente integradas com o software's outras funcionalidades. No entanto, nem todos os que dependem dessas suítes de segurança de alto nível precisam de uma loja.
Empresas como Webalo e Capriza, por exemplo, criam aplicativos móveis corporativos virtualmente na hora. O Capriza permite que os funcionários capturem recursos e conteúdos voltados para a web para criar um aplicativo HTML5, e o Webalo faz essencialmente o mesmo, embora em uma gama mais ampla de ativos corporativos -- bancos de dados, relatórios, análises operacionais em tempo real e serviços Web XML, assim como sites. Ambos criam aplicativos que são personalizados para usuários individuais (embora eles também possam ser configurados para um grupo, é claro), então não adianta colocá-los em uma loja "geral".
Webalo's apps são na verdade conexões diretas com o backend e dependem de permissões baseadas em diretórios padrão da indústria para fornecer acesso seguro (essas conexões também passam por um único aplicativo, universal, do lado do cliente, então não há, na realidade, nenhum aplicativo; apenas um que executa inúmeras configurações enterprise-to-mobile). Isso também elimina a necessidade de uma loja (embora seu aplicativo tenha que ser baixado da loja do fornecedor apropriado -- Android, Apple, BlackBerry ou Windows).
Em uma situação como essa, os conjuntos de ferramentas MDM/MAM/EMM podem desempenhar um papel vital na autorização de usuários, autenticando dispositivos, colocando dados corporativos dentro de um contêiner/wrapper (para que a limpeza remota de um dispositivo não afete't afete informações pessoais), e tornando mais difícil para usuários não autorizados invadir. Eles'também são vitais quando as organizações criam aplicativos móveis isolados e discretos -- geralmente aqueles que replicam ou simplificam aplicativos corporativos existentes e precisam ser baixados (de uma loja de aplicativos de mobilidade corporativa) por dezenas ou centenas de funcionários -- porque cada novo aplicativo traz seus próprios riscos, bugs e vulnerabilidades.
Artigos semelhantes
- O Pixel 4 é um bom telefone para utilizadores empresariais?
- Qual é a melhor plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis para desenvolver aplicativos móveis sem codificação?
- Alguma das lojas de aplicativos Android alternativas gera tráfego significativo?
- Por que os dispositivos Apple utilizam muito mais dados em comparação com outros dispositivos móveis?