Como e quando é que o Sol vai morrer?
Como?
>br>Tem a certeza de que querem ouvir isto? Pode ser bastante intenso.
p>kay, aqui vai.
O Sol é basicamente uma estrela de tamanho médio usando hidrogénio como combustível básico.
Hidrogénio é como a maioria dos elementos. O núcleo dos átomos é um pouco anti-social, e don'não gosta de se aproximar muito de outros núcleos de hidrogênio. Mas no núcleo do Sol, onde a pressão e a temperatura são tão grandes, os átomos de hidrogênio estão muito próximos uns dos outros, e se movendo tão rápido que colisões de energia muito alta ocorrem com grande freqüência. Essas colisões são tão poderosas que os núcleos se fundem para formar um átomo de hélio. Esta fusão liberta uma grande quantidade de energia, que perpetua todo o processo no núcleo Solar e, eventualmente, chega à superfície como fotões, o que fornece o calor e a luz que experimentamos todos os dias.
Quanto mais hélio for criado, menos hidrogénio disponível haverá. Mas o hidrogénio é fácil de queimar, comparado com o hélio, que apenas se senta à volta do núcleo Solar ocupando espaço.
Mas quando o hidrogénio disponível se torna tão escasso que pode't manter essa fusão, o núcleo começa a arrefecer. À medida que esfria, a pressão no núcleo se torna menor, e o Sol começa a colapsar sobre si mesmo.
Em algum ponto durante o colapso, a pressão e a temperatura aumentarão no núcleo, a ponto de o hélio começar agora a se fundir. Quando isso acontecer, a energia produzida fará com que o Sol se expanda, e a um tamanho muito maior do que o que é atualmente. O núcleo interno continuará a colapsar, enquanto as camadas externas se expandem. Para um observador externo, o Sol terá se tornado um gigante vermelho.
O Sol continuará a aumentar de tamanho, possivelmente até engolfando a Terra.
Helium irá se fundir em carbono. Logo depois disto, o Sol ficará sem hélio disponível, e o núcleo continuará a colapsar, à medida que a atmosfera exterior continua a afastar-se. O Sol torna-se uma nebulosa planetária.
As estrelas maiores passarão por este ciclo várias mais vezes, queimando carbono, oxigênio, néon, silício e enxofre, em sequência, até restar apenas ferro. Neste ponto, ele não pode ir mais longe. A Estrela morrerá então numa supernova, uma das explosões mais maciças do universo, e criará a maior parte dos elementos do processo. Uma estrela deste tamanho pode eventualmente tornar-se uma estrela de neutrões, os prótons atómicos e electrões nela comprimidos pela gravidade para se tornar todos os neutrões, um buraco negro, ou, em casos raros, um pulsar ou magnetar. É até possível que alguns com núcleo de carbono elevado se tornem diamantes.
Supernova 1994D(estrela brilhante na parte inferior esquerda) na galáxia NGC 4526. A Supernova é quase mais brilhante que a galáxia inteira.
Mas não o Sol. Sendo menor significa que a nossa irá sair com um gemido ao invés de um estrondo.
Eventualmente, os gases externos irão se dispersar amplamente, e tudo o que restará será uma anã branca, brilhando com calor residual, mas muito menor do que o seu tamanho atual. O calor pode levar bilhões de anos para se dissipar, após o que o Sol será uma anã negra, completamente morta.
>br>>>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-0cd08acae4f4026e6700ceb8175082a2.webp">
nebulosa planetária
>br>When?
>br>>provavelmente em cerca de 5 bilhões de anos. We'estamos apenas a meio caminho, agora. Quando isso acontecer, a Terra já terá sido inabitável por muito tempo. A humanidade terá se extinguido, ou passado a evoluir para outro lugar.
Artigos semelhantes
- A manhã começa quando o sol nasce. A tarde começa ao meio-dia. A noite começa ao pôr-do-sol. Quando é que a tarde começa e acaba?
- Qual marca de óculos de sol tem a melhor tecnologia de lentes de sol?
- O que devo fazer quando alguém me diz "vai morrer" ou "vai-te matar"?suicídio
- O que vai acontecer quando a bateria não removível morrer?