O vidro hardlex é o pior vidro alguma vez feito para um relógio?
O vidro Hardlex é baseado em fórmulas de vidro convencionais, mas endurecido pela incorporação de químicos inorgânicos através da superfície externa e aplicação de tratamento térmico, semelhante ao processo de endurecimento da superfície externa de uma garrafa de vidro.
Felizmente, o nível de resistência aos riscos não é total e por isso, a safira, o segundo "vidro" mais duro (9 na escala de mohs com diamante a 10), é utilizado para relógios de alto valor.
A safira utilizada é sintética e fabricada através da fusão de Al2O3 puro. No entanto, mesmo esta via sintética para produzir cristais de safira torna-o vulnerável a marcas de arranhões por diamante e carboneto de silício. No entanto, os cristais de safira são consideravelmente mais resistentes às marcas de arranhões do que o vidro Hardlex que, por sua vez, é superior ao vidro convencional para relógios.
Eu tenho um relógio Protrek Casio que uso todos os dias há cerca de 22 anos. A tecnologia avançada para o relógio foi substituída por dados mais precisos disponíveis em qualquer Smartphone. A superfície está muito arranhada mas o custo de substituição do vidro (segundo vidro de relógio convencional) é proibitivamente alto!
Artigos semelhantes
- Porque é que a Seiko usa cristais Hardlex?
- Um vidro mais grosso para Windows seria melhor do que vidro de vidro de duas folhas?
- O que é vidro resinoso, vidro mineral e vidro esférico em relógios? O que é mais durável, difícil de partir e resistente a arranhões?
- O que pode ser feito em um laptop que pode ser feito em um Chromebook?