O que é o equivalente do chip M1 da Apple no Microsoft/Windows?
Windows é um sistema operacional e ambiente de trabalho. É normalmente executado em processadores x86, embora não exclusivamente. (As versões atuais do Windows derivam do NT OS/2, que na verdade foi o primeiro alvo tanto no x86 quanto em um chip RISC não-ARM...)
O M1 é um bom chip, principalmente interessante porque é a primeira integração 2.5D de DRAM em um contexto desktop. Os núcleos ARM são bons mas não surpreendem.
A M1 da Apple é de certa forma comparável ao produto Lakefield da Intel. O Lakefield está principalmente tentando ser compacto, convencional, barato e legal. M1 é um chip gigante em um processo de ponta, usando algo mais próximo da commodity DRAM em um pacote que se parece com os chipsets Zen da AMD.
Não vi nenhum exame aprofundado realmente bom do M1, mas parece que a Apple está recebendo um bom retorno dos núcleos mais largos do que o normal no ARM, e das vantagens de latência (e largura de banda e potência) de ter DRAM em pacote. Estas aplicam-se muito bem ao mundo x86.
Por que a Intel ou a AMD não foram já para lá? Bem, a AMD é provavelmente de recursos limitados em um sentido existencial, e a Intel está se esforçando muito para gerenciar o risco e a expansão após seus problemas de processo.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor chipset, o chip Apple A10 ou o chip Exynos 9611?
- O que os jogadores PUBG devem comprar, iPhone 12 Pro Max (chip biônico A14) ou Asus Rog 5 Pro (chip Snapdragon 888)?
- Qual é a diferença entre Windows 10, Windows 10 KN, Windows 10 N, e Windows 10 Single Language?
- A Apple tem um equivalente a encontros no Google?