Qual é a rentabilidade do negócio de reparação de telemóveis?
As respostas existentes para esta pergunta são praticamente inexistentes. Se existe mercado para reparações de telefones, a sua rentabilidade é potencialmente muito elevada.
Um grande factor a ter em consideração é se você mantém peças em stock - embora possa ser um custo extra e você terá stock sentado num armazém (ou garagem) sem ganhar dinheiro, a sua capacidade de realizar reparações a pedido irá atrair um ponto de preço mais elevado. Por exemplo, aqui na Nova Zelândia um membro da família caiu, e partiu o ecrã do Galaxy S4. Esta é uma tela que posso adquirir na China por cerca de $40 NZD, mas como tendemos a viver nos nossos telefones hoje em dia, eu não tive o luxo de esperar um mês para que ela chegasse. Custou-me 100 dólares NZD para encomendar um localmente - e isso foi absolutamente o mais barato que consegui encontrar. Essa empresa está lucrando muito só porque eles podem fornecer mais rápido para o mercado.
Não se esqueça de levar em conta também o aspecto legal da reparação telefônica: você vai precisar de algum tipo de seguro para se proteger de danos que você causa, possível roubo, e leis locais de consumo no seu país. Nem sempre existem boas opções de recurso quando você usa fornecedores internacionais para estocar peças telefônicas.
Outra coisa que pode influenciar a rentabilidade é se você tem algum treinamento formalmente reconhecido. Como eu trabalho apenas como hobbyista, não tocarei em nenhum dispositivo ainda sob garantia, pois a desmontagem anularia a garantia. O treinamento e a certificação não são baratos (Treinamento de Técnico AppleCare @ $429 NZD por pessoa), mas isso o abrirá para um mercado de reparos autorizados, além do mercado de reposição padrão / reparos fora de garantia.
A sua rentabilidade, no final do dia, é limitada apenas pela sua própria determinação e recursos. Carpe diem!