É necessário instalar cabos de fibra na minha nova casa para uso futuro?
Não necessariamente. A fibra é ótima para sinalização de longo curso ao ar livre, mas certos núcleos de fibra são otimizados para certos comprimentos de onda, e transceptores ópticos plugáveis permanecem incomuns na eletrônica de consumo. O cabeamento Cat6 suporta 10 Gbps até 37-55 metros e o Cat7 suporta 10 Gbps até 100 metros, se não também 100 Gbps até 100 metros com conectores GG45 em vez de 8P8C (RJ45). Em contraste, a fibra OM4 suportaria 100 Gbps até 150 metros. A única área onde a fibra supera o cobre é na propagação passiva do sinal HDMI em pistas superiores a 15 metros, mas a saída HDMI modulante para IP ou entrega coaxial pode ser uma alternativa menos dispendiosa se/quando necessário.
Em uma nova casa, pode ser sensato executar conduítes flexíveis dentro das paredes entre placas de parede em salas e um armário de fiação central. Dessa forma, cabeamento adicional pode ser adicionado ao longo do tempo com o mínimo de pesca na parede ou preocupações sobre umidade e segurança contra incêndio. Um armário de fiação central também seria um local ideal para colocar um switch Power-over-Ethernet para suportar pontos de acesso, telefones IP, câmeras de vigilância, etc.
Conectores GG45 são compatíveis com conectores 8P8C no cabeamento Cat6, pagando um prêmio pelo Cat7 pode não ser necessário para "preparar o futuro" de uma nova casa, já que você poderia recriar o cabeamento mais tarde. Para a distribuição por cabo modem e TV, recomenda-se um cabeamento RG-6 de 75 ohm com isolamento de cobre puro e quad-blindagem. Para a distribuição celular e Wi-Fi, você pode considerar a execução de cabeamento de 50 ohm (idealmente superior ao LMR-240) com placas de parede SMA, ou utilizar conversores de impedância no cabeamento RG-6 após a instalação. Ter duas chaves Ethernet e duas chaves F ou BNC coaxiais por placa de parede da sala deve ser mais do que adequado.
Incidentemente, existem conversores de mídia passivos e ativos para comprimentos de onda de fibra sobre o cabeamento coaxial, como nós mini-RFoG ou terminadores coaxiais simples normalmente sintonizados a 1.310, 1.490, e 1.550 nm. E os padrões MoCA agora suportam 1-Gbps de transmissão Ethernet sobre o cabeamento coaxial. Portanto, se houver alguma coisa, você pode se beneficiar de cabeamento coaxial extra em cada sala, sejam eles usados para fronthaul cabo-modem, TV, ou com conversores ou adaptadores de impedância para suportar conversão de Ethernet e fibra, MIMO Wi-Fi ou distribuição celular, etc. O raio de curvatura do cabeamento coaxial RG-6 também é muito mais tolerante do que mesmo misturas de plástico/ fibra de vidro.
Artigos semelhantes
- Podemos usar cabos ethernet como os cabos cat5, cat6 ou cat7 para a transmissão de áudio? Como se compara com os cabos de áudio clássicos?
- Quais são as empresas de fibra óptica que têm 5,6 milhões de milhas de redes de fibra que atravessam os EUA?
- Qual é a melhor maneira de bloquear ou impedir o uso do celular na minha casa ou parte da minha casa?
- Este é o mapa de rede de cabos de fibra óptica da Reliance Jio?