Quanto o aumento de provedores de streaming de vídeo como Netflix, Disney+ e HBO Max aumentou a quantidade de programas de TV em produção?
Honestamente, o aumento na produção tem muito pouco a ver com Streaming e deve-se principalmente ao aumento da capacidade de canais dos Sistemas de Cabo Digital e à mudança para Digital Broadcasting que permitiu a transmissão de múltiplos canais para cada canal transmissor (2.1, 2.2, 2.3 etc...)
Estes canais extras precisavam de todos os conteúdos, o que na maioria dos casos significava que eles iriam adquirir antigas séries sindicalizadas sobre um tema específico para colocar sua rede em funcionamento até o momento em que pudessem contratar alguns conteúdos originais uma vez que fossem lucrativos e tivessem distribuição adequada.
(demora cerca de 3 anos desde o investimento inicial e a construção da infra-estrutura para que a rede média de TV seja rentável, pois leva tempo para entrar em sistemas a cabo suficientes para cobrar taxas suficientes de assinantes e ter uma base de assinantes suficientemente grande).
Muitas destas novas redes vieram directamente de pequenos canais IPTV existentes. Outras foram iniciadas pelas grandes redes para preencher sua largura de banda digital e alavancar suas repetidas antigas para fazer a bola rolar.
Após uma rede ter uma distribuição grande o suficiente, eles começarão a comprar conteúdo que já está feito ou contratar alguém para fazê-lo para eles.
O resultado é um monte de conteúdo que nunca veria a luz do dia acabar sendo exibido.
E os sites de streaming geralmente conseguem esse conteúdo barato para preencher sua biblioteca.
SO não são tanto os serviços de streaming que impulsionam a produção, mas eles estão dando a esse conteúdo uma vida muito mais longa (e fluxo de renda) do que teria se dependesse de TV comercial e Ratings.