O México tem um muro na sua fronteira sul?
A pergunta é: O México tem um muro na fronteira sul? Não, não há praticamente nenhuma barreira ao longo da fronteira México/Guatemala. Há uma razão muito boa para não haver barreira: atravessar de um país de meia-tigela para outro tem pouco valor para qualquer uma das nações. Não há "milhões" de mexicanos tentando escapar de seu país de meia-tigela para a Guatemala. Mas há milhões de mexicanos que atravessaram e continuam a tentar atravessar para os Estados Unidos, apesar de todos saberem que estão a violar a lei americana.Quando a Alemanha se dividiu entre os Aliados e a Rússia soviética, o fluxo de imigrantes em fuga foi um caminho: em direcção à metade controlada pelos Aliados da Alemanha. Os soviéticos estabeleceram um formidável "muro" e outras barreiras para impedir que as pessoas escapassem da Alemanha Oriental. Como era tudo um país originalmente com as pessoas falando alemão, era natural que os Aliados aceitassem o influxo de alemães vindos da Alemanha Oriental.
Isso, claro, é diferente da situação do México e dos Estados Unidos, onde as pessoas em fuga são cidadãs do México e de outros países vizinhos que falam uma língua diferente e têm diferenças culturais significativas.
Nada disto se aplica à situação México-Guatemala.
O governo mexicano não tem interesse em manter seus próprios cidadãos em seu próprio país porque todas as pessoas que querem fugir do México só formariam oposição às pessoas que estão no poder no México. E muitos no poder no México seguem a doutrina "prata ou chumbo" dos cartéis de drogas: aceitar dinheiro ("prata") ou receber chumbo (na forma de balas).
O produto interno per capita do México é menos de 20% dos EUA. A renda mediana é inferior a 25% dos EUA. Não admira que estas pobres pessoas estejam suficientemente desesperadas para correrem para os EUA.