O radar consegue detectar objectos estacionários?
Sim, no entanto a maioria dos radares ou são optimizados para ver alvos estacionários ou optimizados para ver alvos em movimento, geralmente não ambos. Radares muito modernos têm a capacidade de realizar ambas as funções simultaneamente.
Essencialmente a razão pela qual um radar é geralmente apenas optimizado para ver um ou outro é que, para detectar de forma fiável e eficaz os dois tipos diferentes de alvos, é necessário utilizar dois tipos diferentes de filtragem de sinais.
Para detectar alvos em movimento, é necessário filtrar eficazmente tudo o que está estacionário. Isto significa empregar um filtro de parada de banda ou de entalhe. O que isto faz é rejeitar qualquer retorno que tenha um desvio Doppler equivalente à velocidade do radar emmiting em relação ao solo. Essencialmente radares projetados para detectar alvos em movimento (a grande maioria dos radares de busca aérea ou de combate, por exemplo) literalmente não podem ver nenhum alvo estacionário porque são automática e sistematicamente rejeitados do retorno do radar.
AN/AWG-9 do radar F-14 Tomcat - um dos primeiros radares de caça a incorporar filtragem Doppler para permitir a capacidade de olhar para baixo - as únicas coisas visíveis são os alvos móveis (dois símbolos de chapéu quadrado no centro) e as suas velocidades relativas (linhas que se estendem a partir dos alvos)
Para ver alvos estacionários este filtro deve ser removido, agora um radar é capaz de ver todos os retornos, incluindo objetos estacionários. Isto no entanto torna extremamente difícil para o operador, ou mesmo para o processador de sinais, discriminar alvos em movimento contra todos os retornos a partir do chão, que agora dominam a visualização. É por isso que os modos de radar não filtrados por doppler são geralmente usados exclusivamente para observar alvos estacionários.
Image from DCS World, uma boa representação do que um radar não filtrado por doppler vê (esquerda) comparado com o equivalente do mundo real (direita), a visão do radar é projetada de cima para baixo. Você pode ver a ponte à direita, e a embarcação naval no meio inferior.
Outros métodos mais avançados de processamento de radar também podem ser incorporados para gerar imagens de radar de alta resolução de objetos estacionários, isto é chamado de Radar de Abertura Sintética (SAR). Essencialmente, uma plataforma móvel como uma aeronave ou satélite pode fazer muitas varreduras de radar de um local fixo, mas de múltiplas perspectivas ao longo de uma pista. Estes retornos podem ser reunidos e processados para formar uma abertura sintética para a luz de radar, essencialmente imitando uma câmera gigante, mas na luz de rádio em vez da luz visível.
Synthetic Aperture Radar image o ftwo aircraft parking on a tarmac.
Uma imagem SAR de um Volkswagen Beetle (esquerda) tirada em 1957, em comparação com uma fotografia aérea do mesmo carro à direita.