Qual é o custo do desenvolvimento de aplicações Android & iOS como o Wynk Music?
Como alguém que construiu e manteve aplicações em ambos, eu acho que se resume à preferência. Nenhum deles é "mais difícil" em geral, embora possa haver coisas que são mais fáceis em um contra o outro. Aqui estão algumas que eu consigo pensar:App Store vs. Play Store
O primeiro "mais difícil" que eu consigo pensar é no processo de submissão. É muito mais difícil carregar e manter aplicativos iOS em comparação com o Android. Isso se resume a uma diferença fundamental nas filosofias entre Apple e Google.
Não há processo de revisão para a Play Store e são necessários apenas $25 (ou mais) para começar a fazer o upload para toda a vida. Leva apenas algumas horas para ver seu aplicativo na loja.
A revisão da Apple é muito regulamentada com mudanças a cada temporada, e pode levar dias se não semanas para fazer o upload de novos aplicativos. Junto com a taxa de $99/ano.
Storyboards vs XML
No Android Studio, a UI é mantida através de arquivos XML que eu achei muito mais fácil de construir interfaces de usuário do que os storyboards e os auto-layouts do Xcode. Obter bons layouts redimensionáveis em vários tamanhos de tela usando Storyboards pode vir com uma curva de aprendizado íngreme.
A também o XML não é apenas específico para Android, e similar ao HTML, então existem outros casos de uso fora do desenvolvimento móvel onde Storyboards é útil apenas em Xcode.
Embora Storyboards não seja a única maneira de ser mais popular. A Apple tentou responder com SwiftUI, que parece promissor, mas no momento desta resposta não está totalmente "pronta para produção".
Gestão de Dependência
Muitas vezes quando você constrói aplicativos você vai usar o código de outra pessoa para alguma coisa. Pode ser um framework de edição de vídeo, teclados especiais, ou uma biblioteca de rede.
No Android só há realmente uma opção, Gradle, e isso torna muito mais fácil de manter, pois quase todas as dependências no Android Studio estão disponíveis. Atualizar seu projeto normalmente é uma questão de alterar algumas linhas de código.
Em contraste, o iOS tem algumas populares (Swift Package Manager, Cocoapods, Carthage) todas com diferentes graus de configuração inicial, atualização e manutenção. Sem mencionar que alguns terceiros podem suportar apenas um deles, então é possível misturá-los em um projeto que apenas adiciona complexidade.
Variações de Hardware
Um dos problemas mais difíceis que já enfrentei ao desenvolver para o Android é o número quase infinito de dispositivos que o executam.
Isso pode tornar os testes frustrantes às vezes porque o que funciona no Samsung, pode se deparar com um problema no Google Pixel, ou no Lenovo Tablet, e assim por diante.
O bom de a Apple controlar o hardware é que há muito poucas variações entre iPhones e iPads, então tipicamente os bugs vêm em alguma forma de problemas de software ao invés de soluços de hardware.
O Veredicto
Como você pode ver, há uma série de razões pelas quais um pode ser argumentado como "mais difícil" do que o outro. Na minha opinião, eu acho que o iOS é muito mais restrito e limitado quando se desenvolve por causa das diretrizes rígidas definidas pela Apple.
Você pode definitivamente "escapar" com muito mais no Android (como malware, acessar os dados de outros aplicativos, etc.). Isso pode ser ótimo da perspectiva do desenvolvedor, mas talvez não da perspectiva do consumidor.
Overall se eu tivesse que escolher um para dominar, eu escolheria pessoalmente o iOS. Mas talvez você o veja diferente?
Artigos semelhantes
- Um carregador de 19 V de 3,4 amp pode ser usado em vez de um carregador de 19 V de 2,1 amp para carregar o meu portátil Acer de 15,6 polegadas?
- Qual é a melhor aplicação musical para usar na Índia entre JioSaavn, Apple Music, Wynk, Amazon Music, Gaana e Spotify?
- Qual é a diferença entre custo de fabricação, custo de produção, custo dos produtos vendidos e o custo das vendas?
- Como parar anúncios no aplicativo Wynk music