A Microsoft já não tem Nokia?
Não, não possuem, mas talvez devessem.p> O acordo da Microsoft com a Nokia e o projeto Windows Phone tem uma história complexa com muitas partes móveis, mas um fato se cola a mim, um observador casual: Eles não deram atenção suficiente ao ecossistema da aplicação. Duh, certo? Mas realmente, surpreendentemente, eles não viram esse problema pelo que era.>p>Eu gostava do Windows Phone. Muito. Aqueles que brincaram com um em qualquer altura nos anos 2010 podem concordar que o SO se sentiu rápido, polido, e diferente. Era personalizável como o Android, tinha uma interface suave que parecia "Apple-like", mas de forma alguma seguia a liderança de nenhum dos concorrentes. Sério, se você está lendo isso e trabalhou no WPOS, tire o chapéu para você. Fazer algo novo na IU móvel é notavelmente difícil, mas você o fez.O hardware complementou essa sensação de diferença com designs industriais únicos e atraentes. A Nokia estava construindo coisas que não precisavam de um estojo, na maior parte do tempo. Super legal. Todos estes fabricantes de aparelhos de vidro esquecem como um corpo de polímero bem executado pode ser frio e prático.
Relaxante lateral: A sério, vamos todos parar de fazer telefones de vidro! Se você tem que colocar um estojo e nunca mais vê-lo a menos que você esteja trocando um cartão sim, qual é o objetivo? "Olha para o meu telefone! É tão brilhante, tão esbelto, tão fino, tão sexy! Está bem, devolve-o para que eu possa reinseri-lo neste tijolo gigante de borracha onde deve permanecer 24 horas por dia, 7 dias por semana". Incrível.
Onde é que eu estava? Oh sim.
Então o SO era óptimo, o hardware da Nokia era óptimo. A estratégia do negócio? Nem por isso.
Na minha humilde opinião, se a Microsoft tivesse acabado de abrir os cofres em, digamos, 2010 e prometido uma boa quantia de dinheiro para as empresas que desenvolvem os 2 ou 300 aplicativos móveis top para fazer uma versão WP/Universal, poderíamos ter visto um terceiro no espaço móvel.
Os usuários de celulares poderiam ter realmente migrado para longe da Apple/Android se desejassem. Nós poderíamos ter visto incríveis desenvolvimentos na integração MS Office/Mobile em empresas. A Continuum poderia ter cumprido toda a promessa empolgante de um novo e ousado mundo da computação que a anime bangs de Joe Belfiore parecia apontar. O último trimestre naquele jogo para celular teria sido muito mais interessante.
Mas não foi assim. Todos (incluindo os seus) tinham pelo menos um aplicativo na Apple/Android-land que não poderiam viver sem.
Teria custado à Microsoft uma quantia justa para colocar todos esses desenvolvedores a bordo, mas com dois grandes jogadores já, era a única opção deles para criar algum incentivo. Tenho certeza que teria sido menos dispendioso do que eliminar a Nokia no final, ao som de $7Bn.
Para que conste, Continuum (em conceito) ainda é o futuro. Basta esperar.
Artigos semelhantes
- Qual é melhor, Nokia 8, OnePlus 5, ou Nokia 7 plus? (Se eu conseguir o Nokia 8 com o mesmo preço do Nokia 7 plus)
- O Nokia Android phone Nokia 6 Nokia 8 é melhor que outro smart phone?
- Which is better, Nokia 9, Nokia 8.1, or Nokia 7.1?
- Qual é a diferença entre a Nokia da Microsoft e a Nokia da HMD Global?