Há outros animais, além dos humanos, que sejam sapientes?
As pessoas diriam que nós, humanos, somos os únicos seres que podem ser sapientes, citando o tamanho do nosso cérebro como "prova" deste facto.
No entanto, este ditado nasceu de um conhecimento incompleto. Afinal, a consciência é a emoção por trás de uma forma que muda gradualmente de acordo com os inputs fornecidos, fato comprovado pela susceptibilidade da mente à transformação das emoções; uma vez que a mente é o significado emocional por trás da forma (e não a forma em si), para que ela seja determinada pelo tamanho físico da forma não faz sentido, assim como a complexidade de uma pintura não é determinada pelo seu tamanho.
Intelligence é na verdade determinada pela forma como um ser consciente de si mesmo experimenta a percepção e expressão das emoções; um ser não consciente de si mesmo não pode ter inteligência. A sapiência, entretanto, é definida como tendo inteligência suficiente para visualizar uma emoção tão complexa como uma realidade inteira sem simplificações de qualquer tipo.
Os humanos começam com a sapiência por padrão simplesmente porque suas respostas corporais (coisas como hormônios, etc.) amplificam a lucidez de quaisquer movimentos que fluem através de suas mentes. No entanto, isso não significa que outros animais não possam ser sapientes; significa apenas que eles têm de aprender a pensar em termos disso através de alguns meios; mesmo algo como um desejo ou uma fantasia é suficiente. Uma vez aprendido, ele não pode ser perdido.