É seguro usar um smartphone que já tem o Android ultrapassado?
Sim, mas se você'não é realmente uma pessoa com conhecimentos técnicos, você pode ser alguém mais em risco. A solução simples que eu sempre digo se você'é paranóico sobre ser hackeado no Android é simplesmente instalar um aplicativo antivírus gratuito como o "LookOut security", porque embora o telefone Android não receba mais atualizações, o aplicativo antivírus de segurança LookOut sua base de dados é constantemente atualizada e o aplicativo verifica regularmente o telefone em tempo real e irá parar qualquer atividade suspeita e notificá-lo. O problema também é que embora o telefone Android esteja a utilizar um velho SO Android, não'não importa a idade do SO Android, a Google Play Store actualiza-se sempre automaticamente e também os Serviços Google actualizam-se sempre... a Google Play Store já tem segurança incorporada... it's chamado "Play Protect" e it's basicamente um antivírus embutido que verifica regularmente seus aplicativos em busca de qualquer malware ou spyware suspeito e o Play Protect está sempre habilitado por padrão.Então, realmente, uma pessoa sem conhecimentos técnicos pode baixar aplicativos do navegador da web ou visitar sites estranhos e clicar em coisas que eles'não é suposto... exatamente o mesmo com quando eles usam o Microsoft Windows... eles vão clicar em coisas e instalar aplicativos que podem ter vírus... então seja mais inteligente e don'não faça isso. iPhones são tão restritivos, acho que ajuda com a segurança... mas com o Android, it'é como o Microsoft Windows e eles vão permitir que você faça o que quiser mas essa liberdade pode ser arriscada se você'não for esperto e for enganado no download de aplicativos spyware no seu telefone.
Então, para responder à sua pergunta, sim, it'é bom usar um telefone Android antigo que não recebe mais atualizações... como eu disse, a Loja Play do Google e os Serviços do Google sempre atualizarão, não importa a idade do SO Android... e a Loja Play do Google já tem segurança integrada com o Play Protect, que verifica regularmente seus aplicativos em busca de malware e o banco de dados é atualizado. Além disso, você também pode instalar facilmente um aplicativo antivírus gratuito como o LookOut security, que a base de dados é atualizada regularmente, não importa a idade do telefone (você também pode usar Kaspersky ou Malwarebytes, ou McAffee é gratuito se você for assinante do T-Mobile).
A maioria das pessoas é hackeada na nuvem para ser honesto... ou por "quebra de dados" que realmente não tem nada a ver consigo ou com o seu telefone... ou a forma mais comum é através de esquemas de "phishing por e-mail", onde lhe enviam um e-mail falso pedindo-lhe para entrar na sua conta e isso faz com que o e-mail pareça muito real e as pessoas que não têm conhecimento tecnológico vão cair nele como um peixe e um anzol (daí o nome "phishing"). Outra maneira das pessoas serem hackeadas é usando uma senha fraca que os hackers podem facilmente quebrar usando um software que digita um monte de combinações de senha comumente usadas (it's chamado força bruta). Muitas celebridades tiveram suas contas no Apple iCloud invadidas pela nuvem e tiveram suas fotos nuas vazadas... muito provavelmente foram invadidas por phishing por e-mail ou porque uma senha fraca foi usada. Usando um WiFi público ou um carregador de telefone público, você está se colocando em risco ao fazer isso... Bluetooth também é uma maneira conhecida de ser hackeado (alto-falantes Bluetooth como Amazon's Alexa são conhecidos por serem facilmente hackeados), então talvez don't use Bluetooth em público e use apenas um fone de ouvido com fio. Então não importa que telefone você usa, você ainda pode ser hackeado se você não usar' não faça a sua parte para se proteger.
Por falar nisso, eu tenho um telefone LG com Android 4.4... o telefone ainda funciona muito bem e eu ainda posso instalar aplicativos da loja do Google Play. Eu também tenho um telefone Motorola com Android 5.1... Eu nunca fui hackeado com esses telefones e realmente I'nunca fui fisicamente hackeado a minha vida inteira, a única vez que I'fui hackeado foi através de violações de dados que eu não tinha poder sobre e eu posso ter caído por e-mails de phishing algumas vezes quando eu era mais jovem e mais crédulo, e esses hacks todos aconteceram sobre a nuvem em vez de no meu telefone ou computador. Don'não use as mesmas senhas e torne sua senha difícil de adivinhar, evite clicar em links e sites que você'não tenha certeza, e don'não caia em esquemas de phishing.
Artigos semelhantes
- O Skype tem um fosso suficiente ou será ultrapassado por serviços como o Zoom?
- Nos smartphones Android, o que é o modo seguro & Como entro no modo seguro?
- O que é mais seguro: Wi-Fi (privado ou público seguro) ou dados móveis celulares?
- O mensageiro do telegrama é seguro? É mais seguro do que o WhatsApp?