Casa > O > O Que Acontece À Chuva Durante Uma Tempestade Relâmpago?

O que acontece à chuva durante uma tempestade relâmpago?

São mais conhecidos como THUNDERSTORMS. Uma trovoada é um aguaceiro durante o qual se ouve um trovão. O trovão é um barulho estrondoso causado pela expansão do ar rapidamente aquecido, ouvido após um relâmpago. Como o trovão é o som de um relâmpago, todas as trovoadas têm relâmpagos. Uma trovoada é geralmente o resultado de convecção na atmosfera, criada pelo aquecimento da superfície - é o movimento atmosférico ascendente que transporta o que quer que esteja no ar junto com ele - especialmente qualquer umidade disponível no ar. As trovoadas resultam em chuvas fortes durante um breve período de cerca de 30 minutos a uma hora. As tempestades são comuns - mas para serem classificadas como "severas" tem de vir com granizo de grandes dimensões, e/ou ventos até cerca de 100 km por hora.

O sol aquece a superfície da terra e aquece o ar. Este ar de superfície quente sobe enquanto pesa menos e permanece mais quente do que o ar ao redor. À medida que o ar quente sobe junto com qualquer umidade, ele transfere calor da superfície da terra para os níveis superiores da atmosfera - o processo conhecido como convecção. O vapor de água que contém começa a arrefecer, liberta o calor, condensa e forma uma nuvem. A nuvem eventualmente cresce para cima em áreas onde a temperatura está abaixo de zero.

À medida que o ar sobe na nuvem de gelo, diferentes tipos de partículas de gelo são criadas a partir da umidade ou vapor de água e gotículas. As partículas de gelo podem crescer condensando vapor (como a geada) e recolhendo gotas de líquido menores, que ainda não congelaram - um estado chamado "super-arrefecido". Em nuvens onde a temperatura está abaixo de 0°C, cristais de gelo e gotas de água super-refrigeradas coexistem, pois o ar está quase saturado com água. Quando as partículas de gelo colidem e ricocheteiam umas nas outras, elas podem produzir alguma carga elétrica. Muitas destas colisões constroem grandes regiões de cargas elétricas que causam raios, que e trovões - as ondas sonoras que ouvimos.

Thunderstorms têm três estágios em seu ciclo de vida: O estágio de desenvolvimento, o estágio de maturidade, e o estágio de dissipação. O estágio de desenvolvimento de uma trovoada é marcado por uma nuvem de cúmulo que está sendo empurrada para cima por uma coluna de ar ascendente conhecida como uma corrente de ar - para cerca de 1000 metros acima. Há pouca ou nenhuma chuva durante esta fase, a não ser alguns relâmpagos. A tempestade entra na fase de maturidade quando a corrente de ar continua a alimentar a nuvem, mas as gotas de chuva começam a cair, criando uma descida - uma coluna de ar empurrando para baixo. Quando o downdraft e o ar arrefecido pela chuva se espalha pelo chão, produz "ventos rajados" que são conhecidos como uma frente de rajada. A fase de maturidade é o momento mais provável para granizo, chuva forte, relâmpagos frequentes e ventos fortes. Eventualmente, uma grande quantidade de chuva (e às vezes granizo) é produzida e a corrente de ar é substituída pela corrente de ar que começa a fase de dissipação. No chão, a frente de rajada se afasta muito da tempestade e corta o ar quente e úmido que estava alimentando a tempestade. A chuva diminui de intensidade.

Você sabe - como estou escrevendo isto, há 2.000 trovoadas em andamento em diferentes partes do mundo? E há pelo menos 15 milhões de tempestades ao redor do mundo a cada ano?

Thunderstorms

De Russ

Porque é que os ovos Kinder ainda são legais no México? :: O que é o ciclo lunar-solar de 33 anos? Qual é o seu significado?