Os futuros telemóveis irão usar cartões E-SIM?
A próxima implantação de redes celulares 5G (2020) deverá ser um grande salto na forma como usamos dispositivos conectados. Projetou que 5G permitirá velocidades de download individuais de 1 Gigabit por segundo, com velocidades de latência de menos de um milissegundo. Segundo Gartner, estima-se que 20,8 bilhões de dispositivos habilitados para internet estarão em serviço em todo o mundo até 2020, muitos dos quais utilizarão a rede 5G. Para lidar com toda essa velocidade e conectividade, espera-se que as empresas invistam mais de US$275 bilhões em infra-estrutura renovada na próxima década, de acordo com um relatório publicado pela Accenture.
A iminente revolução 5G apresentará uma atualização significativa na tecnologia SIM. Desde 2012, o cartão nano-SIM tem sido mais do que capaz de processar informações vindas através do Sistema Global de Comunicações Móveis (GSM). Com a chegada do 5G e a expansão dos dispositivos habilitados para celular através da Internet das Coisas (IoT), os cartões SIM estão se tornando menores e mais ágeis.
Fazer uso total das redes 5G com SIMs incorporados
O futuro dos cartões SIM 5G está nos SIMs incorporados ou eSIM. Ao contrário dos cartões SIM tradicionais que podem ser removidos e substituídos em novos dispositivos, os cartões eSIM são integrados permanentemente em um dispositivo. Mais pequenos que os nano-SIMs padrão, eles podem caber em artigos de uso, tais como smartwatches e bandas de fitness. Eles são regraváveis, compatíveis com todas as operadoras e podem ser ativados e gerenciados remotamente usando provisionamento remoto de SIM (over-the-air updates).
SIMs embutidos ainda desempenham o mesmo papel integral em redes 5G que seus antepassados nano-, micro, mini e full-size têm ao identificar e conectar dispositivos ao GSM. Mas um eSIM totalmente integrado de 5G oferece uma versatilidade que nós temos'tida antes na tecnologia SIM. Um proprietário de dispositivo será capaz de mudar de operadora de celular sem ter que mudar de SIM ou visitar um provedor. Ao viajar para o exterior, o eSIM irá usar GSMs internacionais sem problemas.
Para empresas que usam o GSM para se manterem conectadas, o eSIM irá ajudá-las a gerenciar seus ativos de rede em qualquer lugar do mundo, e com mais agilidade do que os cartões SIM anteriores. Para aqueles que esperam obter o máximo de 5G através do uso de uma solução IoT integrada, os eSIMs já estão sendo colocados em uma série de novos dispositivos habilitados para celular, como sistemas telemáticos automotivos e wearables. Quando o 5G se tornar padrão, esses dispositivos terão um poder de processamento incrivelmente robusto e dependerão de seus eSIMs totalmente integrados para gerenciar sua conexão.
Artigos semelhantes
- Que países irão/ não irão implementar telecomunicações de nível 5G?
- Os cartões Nvidia Rtx irão realmente melhorar os fps com jogos suportados pelo dlss?
- Porque é que os cartões Micro SD têm maior capacidade e um preço mais barato do que os cartões SD normais?
- Que serviços de mercearia/entrega de alimentos online aceitam cartões EBT/cartões de alimentação?
- Até que ponto os telemóveis Nokia Android irão vender em 2017?