O GPS funciona no ISS?
Sim e no.
Sim
br> O ISS utiliza o GPS para determinar a sua posição e orientação. Localizados no S0 Truss são quatro conjuntos de antenas GPS (os objetos circulares dentro do retângulo vermelho na figura abaixo).
Estas antenas ligam-se a dois receptores GPS no Laboratório dos EUA. Uma única antena pode receber sinais dos quatro ou mais satélites necessários para determinar a posição do ISS.
>
Três das antenas, trabalhando em conjunto, podem determinar a atitude ou orientação do ISS, pois o sinal de um único satélite chegará a cada uma das antenas em um tempo ligeiramente diferente, com base no ângulo em relação a esse satélite.
<
GPS relativo também é usado durante o encontro para determinar o alcance entre o ISS e o veículo visitante.
No
>br>>E aqui's o no. Se um astronauta levasse um dispositivo GPS portátil, como um TomTom, um telemóvel com GPS, ou um relógio GPS, para o ISS, a função GPS não funcionaria. O equipamento GPS comercial é codificado para não funcionar a grande altitude ou a grande velocidade para evitar que o GPS seja usado para guiar armas. Como o ISS está tanto em altitude como em velocidade, um GPS normal seria inútil. Os receptores de GPS a bordo do ISS são especialmente construídos para não ter essa limitação.