O que causa zonas mortas nos ecrãs tácteis (os utilizados em telefones e tablets)?
As causas sensuais são protecção de ecrã mal utilizada, falhas de software e danos no digitalizador (camada sensível ao toque acima do ecrã).
P>Primeiro problema é o mais fácil de resolver. As telas capacitivas modernas requerem contato próximo com os dedos do usuário. Se o protetor de tela for muito grosso e os dedos não conseguirem se aproximar o suficiente para fazer o contato necessário, algumas áreas da tela ficam sem resposta ou a tela simplesmente não reagirá ao toque. A solução é ativar o modo de maior sensibilidade (se o telefone suportar isso) ou usar um protetor de tela mais fino ou condutivo.
Segundo problema pode aparecer após algumas atualizações do sistema ou em condições quando bugs de software ocultos se revelarem. O usuário deve informar isso ao fabricante do telefone/tabela para obter os patches de software necessários mais rapidamente. No entanto, para dispositivos mais antigos, as correcções de software podem já não estar disponíveis. Então as soluções estão a evitar aplicações que causam problemas de sensibilidade ao toque, a degradação do sistema para uma versão onde os toques funcionaram (se possível) ou o enraizamento e a instalação de uma ROM diferente onde os toques estão a funcionar completamente.
Obviamente nenhum dispositivo é eterno e todos eles deixarão de funcionar mais cedo ou mais tarde. Há apenas uma correção para tocar em falhas, causadas por danos físicos (danos na tela após queda do telefone no chão, pavimento, etc.) - substituição da tela por uma nova. Pode tornar-se muito caro para modelos de telefones premium, mas isso é vida. Pode ser 5-7 vezes menos caro para telefones onde o digitalizador danificado e o vidro superior agitado podem ser substituídos sem quebrar e tela de trabalho abaixo. Pode exigir equipamento especial e algum know-how para que isso não seja um trabalho para todos :) O toque em alguns dispositivos pode simplesmente parar de funcionar devido a falha do fabricante sem qualquer dano visível. Se isso acontecer e o seu telefone ainda estiver sob garantia, não hesite em levá-lo ao serviço do fabricante - eles geralmente o consertarão gratuitamente.