É ilegal alguém tirar uma foto minha no trabalho sem o meu consentimento?
As leis reais serão diferentes dependendo de onde você mora, mas pode ser seguro assumir que a intenção central (por trás das leis) será semelhante na maioria dos países.
Em termos simples, se você está em um local onde você tem uma expectativa razoável de privacidade, então é ilegal tirar a sua foto sem o seu consentimento. Se você está em um espaço público, então você não pode esperar 'não ser visto' por outras pessoas, e elas podem tirar sua foto.
Seguindo esta, mesmo que seja legal para alguém tirar sua foto, pode ser ilegal para eles usá-la para certos propósitos. Os fotógrafos frequentemente carregam formulários de consentimento fotográfico e pedem às pessoas para assinar, permitindo-lhes fazer uso de imagens para fins específicos. Em quase todos os casos, isto envolverá a apresentação da imagem (em bruto ou editada) ao público. Vale a pena esclarecer que a apresentação de provas fotográficas à polícia ou a um juiz não requer um formulário de consentimento assinado.
A distinção, de acordo com esta pergunta, gira em torno de estar num local de trabalho; o que pode ser uma mistura entre espaço(s) público(s) e privado(s). Como exemplo, se você está estocando prateleiras em um supermercado, então é uma área pública e você não tem nenhuma expectativa razoável de privacidade. Se você estiver trabalhando no back office desse supermercado, então é um espaço privado e você tem alguma expectativa de privacidade. O negócio, via CCTV ou funcionário, pode legalmente tirar a sua fotografia. No entanto, alguém que não é contratado pelo empregador estaria infringindo a lei ao tirar sua foto sem o seu consentimento.
Um colega empregado poderia tirar sua foto porque você não tem nenhuma expectativa razoável de 'não ser visto' por ele/ela. E seria legal usar essa foto desde que não fosse apresentada ao público em geral.
Como outras respostas tocam nisto, eu também esclareceria que outras pessoas são capazes de tirar a sua foto em uma função de trabalho ou evento que é realizado dentro de um espaço público. No entanto, isto pode mudar se uma sala privada tiver sido contratada e a pessoa que tira a foto não tiver sido convidada para o evento. Mas mesmo aqui, a sala precisaria ser 'privada' na medida em que qualquer pessoa que passasse por ela não poderia ver o interior (por exemplo, através de uma janela ou porta aberta).
Do comentário, parece que alguém está tentando reunir evidências de que você está se comportando mal no trabalho.
Nesta situação, eu ficaria feliz em continuar com meu trabalho como normalmente. Em algum momento, eu seria chamado para o escritório para discutir minhas atividades durante o horário de trabalho. Idealmente, você seria notificado sobre o assunto e teria tempo para se preparar. Se isso não acontecer e, do ponto de vista do emprego, você ficar 'surpreso' com as acusações, diga ao seu supervisor, com calma e respeito, que não vai tolerar reuniões de emboscada. Você exige que a reunião seja remarcada, o RH trouxe para a reunião, e para receber os detalhes sobre o conteúdo da reunião para que você possa responder adequadamente.
Por 'exigência', estou sugerindo que você tenha fundamentos legais para interromper a reunião e não responder a nenhuma pergunta. Você não está 'pedindo' que a reunião seja remarcada, você está deixando seu empregador saber que você não estará participando até que você seja capaz de responder com precisão. Um empregador arrisca-se a assumir a responsabilidade legal ao recusar-lhe a oportunidade de se explicar adequadamente.
Quando você tiver recebido uma cópia das acusações, imagens e carimbos de tempo, você pode explicar mais efetivamente o que você estava fazendo naqueles momentos.
Adicionalmente, você pode perguntar ao seu supervisor se você está cumprindo os benchmarks de desempenho como escrito na descrição da sua posição. Se você está completando o trabalho que foi contratado para fazer, então eles não têm motivos para reclamar; eles estariam fazendo acusações desnecessárias que não podem beneficiá-los se resolvidas (ou, dito de outra forma, eles não podem esperar que você faça mais do que o que está escrito na descrição da sua posição).
A maioria dos empregadores entenderá e aceitará que as pessoas tomem um pouco de 'meu tempo' durante o dia. É um pobre supervisor que argumenta contra isso, e isso pode ser resolvido se você se referir aos seus critérios de desempenho. Se necessário, você pode incluir um lembrete suave de que o negócio corre o risco de perder um bom funcionário por causa de uma atividade menor/ sem significado que não prejudique o negócio.
Após isto ter sido resolvido, você pode decidir se quer perguntar se a pessoa que está tirando as fotos está realizando a tarefa na direção do local de trabalho. Caso contrário, você pode afirmar que ela está fazendo uso inapropriado do tempo da empresa e que é um prejuízo para a equipe. Suas reclamações são baseadas em preconceitos pessoais que são uma forma de assédio e intimidação; as reclamações são frívolas e de natureza vexatória.
Se o negócio permite que alguém o assedie assim, então é compreensível que você esteja excessivamente estressado e ansioso. Elas apresentam como um risco para o seu emprego e segurança financeira. E o seu empregador seria bem aconselhado a oferecer-lhe apoio e protecção contra tal comportamento. Em vez de tornar esta resposta demasiado longa, sugiro que deixe um comentário se precisar de ajuda para além deste ponto.
Overall, uma empresa tem interesse em garantir que o pessoal está a ter um bom desempenho. Os esforços para conseguir isso podem incluir fazer registos das suas actividades; incluindo tirar fotografias. No entanto, suspeito que um funcionário não seria encarregado de tirar fotos do pessoal... há melhores alternativas disponíveis para monitorar com precisão a atividade das pessoas, em vez de uma 'foto' aleatória aqui e ali que não cobre mais do que aquele momento no tempo.
Um tiro que o seu supervisor lhe der, lhe dará uma pilha de munição para atirar de volta; assumindo que você está realmente fazendo o seu trabalho.
Artigos semelhantes
- Um empregador pode tirar-me uma fotografia sem o meu consentimento no trabalho?
- Alguém tirou uma foto da minha casa sem o meu consentimento. Isto é legal? O que é que posso fazer?
- É ilegal colocar um vídeo de alguém no YouTube sem o seu consentimento?
- Uma pessoa pode processá-lo por tirar a sua fotografia sem o seu consentimento?