Qual é a diferença entre um carregador para uma bateria de iões de lítio e um carregador para uma bateria de NiCad?
A diferença nos carregadores reflecte as grandes diferenças na sua química, e na sua 'área de operação segura'.
NiCad a tensão do terminal é nominalmente 1,2 V. Uma célula LiIon é de ~3.7V (4.2 cheia a ~3.0 plana). Os NiCad são um pouco mais tolerantes a exceder a sua 'máxima' tensão aplicada durante o carregamento (embora não tão tolerantes como o chumbo-ácido); o lítio não é de todo tolerante a sobretensão. Os NiCad tendem a ter uma taxa de recarga relativamente baixa (ou seja, 0.1C-0.5C), em comparação com os modelos 1.0C, 2.0C ou até mais altos do LiIon para modelos mais elaborados usados no cenário de controle remoto/drone/etc. E se bem me lembro, a faixa de temperatura de operação segura do LiIon é um pouco mais estreita do que a do NiCad, o que pode afetar sua taxa de recarga e segurança.
Em resumo, a química do lítio faz com que a bateria seja muito menos tolerante - sobretensão, subtensão / sobredescarga, sobretemperatura, tudo impacta o lítio um pouco mais, às vezes muito mais, do que outros produtos químicos (claro, eles têm muitos outros benefícios que ainda os tornam uma boa opção).
Mas a implicação para a carbonização do lítio é que seu controlador de recarga precisa ser um pouco mais complicado do que para a maioria dos outros produtos químicos, a fim de manter a bateria dentro de sua área de operação segura, com mecanismos de monitoramento e proteção para as sensibilidades acima. Aqueles que possuem recarregadores de lítio simples (como outra resposta à sua pergunta) não colocaram baterias de lítio em um produto antes. Há uma razão pela qual os recarregadores de lítio são complicados.
Lithium também têm um processo de recarga distinto de dois estágios (mesmo um 3º estágio de pré-condicionamento, caso tenham sido descarregados muito profundamente) - primeiro um estágio de corrente constante até que a tensão terminal atinja o máximo (tipicamente 4.2V para LiIon/LiPo), seguido por um estágio de tensão constante (tipicamente 4,2V para LiIon/LiPo) até que a corrente afogue os afogadores a menos de 1/10º do valor de corrente constante.
Você também não pode 'flutuar carga' de lítio com uma tensão ou corrente constantemente aplicada. Em vez disso, você tem que deixá-los ver - serrar para cima e para baixo em torno de seu estado de carga de 90-100%, iniciando um novo ciclo de recarga quando a capacidade cai abaixo de algum limite que você escolher, recarregar a 100%, e então parar de carregar.
Artigos semelhantes
- Como é que programam as baterias de iões de lítio? E as baterias de iões de lítio polímero e as baterias de iões de lítio são iguais?
- Como é que uma bateria recarregável de iões de lítio/polímero (3.7v) é diferente de uma bateria de lítio não recarregável (3.0v)?
- Devo comprar um portátil de jogo com uma bateria de iões de lítio ou de polímero de lítio?
- Os zangões, tais como quadcopters, podem utilizar baterias de iões de lítio em oposição ao polímero de lítio?