Por engano, coloquei um íman no meu portátil que não arranca depois de o desligar e ligar novamente. O que aconteceu e o que devo fazer?
Coloquei por engano um íman no meu portátil que não arranca depois de o desligar e voltar a ligar. O que aconteceu e o que devo fazer?"O que não aconteceu
P>Primeiro, você não apagou os dados do seu disco rígido (se for um disco, e não um SSD). Muitos, MUITO mais fortes campos magnéticos seriam necessários para mudar os bits no disco, e teria que ser colocado diretamente sobre os pratos. Os ímãs usuais só têm chance, se você raspar a camada portadora de dados magnéticos com eles. Lembre-se, existem dois imãs enormes de terras raras ao lado dos pratos dentro da unidade (parte do motor do actuador principal), e outros imãs no motor BLDC, no meio do conjunto do disco, rodando os pratos. Eles não têm efeito sobre os dados, e você está tentando corromper os dados do exterior através da caixa de proteção. Não vai acontecer.
Interagir com o actuador de cabeça, e deslocar a cabeça durante a operação é mais provável, mas não pode causar problemas, pois o servo mecanismo está a monitorizar a posição e a compensar continuamente os erros devido a vibrações, muitas vezes por segundo. Se tiver algo a ver com o disco, eu diria que um mecanismo de proteção foi acionado, e o drive foi (temporariamente) bloqueado por ele, para evitar perda de dados.
Mas acredito que não tenha nada a ver com o disco.
O que pode ter acontecido
Pode haver sensor(es) magnético(s) no notebook para detectar se a tampa está fechada. Nos antigos era um Reed relay - Wikipedia. Estes dispositivos têm a tendência de recolher alguma magnetização permanente em campo demasiado forte e permanecem activados durante muito tempo, mesmo depois de o íman ser removido. Os cadernos posteriores estão usando sensores Hall em pacotes pequenos, montados na superfície. Se o sensor estiver sinalizando "tampa fechada", o botão de ligar/desligar pode não ter efeito, e se você conseguir ligar o dispositivo de alguma forma, o visor não acende e o teclado pode ficar paralisado também. Ou não está a arrancar, ou está, simplesmente não pode ser visto. Se estiver fazendo ruídos, conectar o display/keyboard externo pode funcionar.
O que fazer
Não entre em pânico. Descubra qual é o problema. Você pode verificar se o seu notebook tem ou não este sensor magnético. Se você deslizar a moldura da tela (especialmente o fundo da mesma) com algum material magnético, ou com outro ímã, você pode sentir o ímã embutido na tampa. Você pode usar o mesmo ímã forte que "tijolo" o notebook, posicionado perpendicularmente à direção de maior sensibilidade do sensor, ou um dispositivo desmagnetizador especializado para "limpar" o sensor. Na pior das hipóteses terá de ser substituído, o que também não é ciência de foguetes.
Os dados no seu disco ainda lá estão, certamente intactos, mas se houver um bitlocker ou um software de encriptação semelhante activado, poderá ser impossível de recuperar sem arrancar no mesmo bloco de notas. Boa sorte.
Artigos semelhantes
- Como funciona o botão de selecção do íman para Android Cardboard, e como é que o íman necessário interage com o ecrã táctil do telefone?
- Como recuperar e recuperar itens excluídos do meu Gmail depois de excluir e limpar o lixo por engano
- Porque é que o meu Moto G3 se desliga automaticamente e não arranca?
- O que acontece a um pacote UPS que caiu por engano em um Dropbox da USPS?