Quão segura é a China?
Desde que esta pergunta foi feita pela primeira vez em 2015, tem havido algumas mudanças na China. Não estávamos pensando na COVID-19 cinco anos atrás, então vamos começar com isso.Desde que eu viajei regularmente à China (cerca de seis anos atrás), eu me acostumei muito com as máscaras de rosto e as inúmeras mesas de triagem: médicas nos aeroportos, e de segurança no metrô, em estações de trem, shoppings e edifícios de escritórios.
Ser verificado, examinado e escaneado repetidamente em seu trabalho diário foi inicialmente uma dor, mas não leva tempo nenhum para se acostumar, e logo se torna uma segunda natureza.
Em momentos como agora, você realmente aprecia e faz você se sentir seguro.
Estou esperando agora mesmo que as restrições de visto sejam levantadas para que eu possa voar de volta de Londres para Pequim. Eu sei que quando eu chegar, todas estas estações de segurança e rastreio estarão a funcionar a toda a velocidade. Confio nelas e confio na ânsia com que as autoridades farão o rastreio e processarão qualquer pessoa que tenha uma temperatura elevada ou outros sintomas. Confio no sistema para ser eficiente, e enquanto eu não tiver sintomas de COVID-19, eu sei que isso me beneficiará. (Atenção, se eu tivesse sintomas de COVID-19, provavelmente descobriria que a triagem os identificaria na China muito mais cedo do que se eu estivesse no Reino Unido e seria encaminhado para um tratamento bem praticado e eficiente muito rapidamente).
Então sim, o resultado do COVID-19 é que eu mal posso esperar para voltar à China, para o bem da minha saúde também - eu me sentirei realmente extremamente seguro uma vez que eu esteja lá.
Além da COVID-19, a pergunta e as respostas anteriores referem-se não à segurança da saúde, mas principalmente à segurança física e segurança.
Em quase 6 anos e 20 viagens ao norte e sul da China, tenho tido muita sorte de nunca ter encontrado nada que me fizesse sentir inseguro. Nada. Eu sei que tenho tido sorte, mas é verdade.
Tripadvisor diz que "Pequim é provavelmente uma das cidades mais seguras de tamanho comparável em qualquer parte do mundo". Lonely Planet diz: "A China é relativamente segura e não violenta". O conselho de viagem oficial do governo britânico diz que "ataques pessoais, incluindo agressões sexuais, são raros" e que "os crimes graves contra estrangeiros são relativamente raros". Até o Departamento de Estado dos EUA diz que "há um risco mínimo de crime em Pequim" e informa que "a discriminação com base no género, orientação sexual, raça, nacionalidade, deficiência, etc. são relativamente pouco comuns". Tudo isso reflete minha experiência pessoal.
A empresa global de segurança privada, Intelligent Protection, diz que "Pequim é considerada uma das cidades seguras desta região". Pequim e Xangai, Taipé e Hong Kong receberam a nota mais alta, "Muito Alta", em segurança pessoal pelo Índice de Cidades Seguras 2019 da The Economist, um ranking das principais cidades do mundo. Esta foi acima de qualquer cidade dos EUA, com exceção de Washington, DC! Hong Kong e Taipé também estão na categoria mais alta em segurança digital e segurança de infra-estrutura.
> polícia e oficiais de segurança são omnipresentes na China. A patrulha comunitária e a presença policial é muito óbvia. As armas não são permitidas. O monitoramento tecnológico (cctv) está em toda parte, não apenas para filmagens de arquivo, mas para identificar pequenas infrações em tempo real, como o jaywalking. As leis antidrogas e punições são draconianas. Até mesmo o novo sistema de crédito social, que classifica os cidadãos com base no seu comportamento, parece ter tornado o local mais seguro. Não tenho os resultados à mão, mas há apenas a sensação de que "é preciso ter um bom comportamento".
Uma noite memorável, estive num hotel no leste de Pequim a alguma distância de uma estação de metro. Depois de 1 hora esperando por um táxi (o porteiro jurou às cegas que "um vai chegar a qualquer minuto"!) perdi a paciência e comecei a andar. Eram cerca de 22:45h. Eu não tinha dados no meu telefone mas não tinha problema, eu sabia que se encontrasse um metrô eu poderia ir até a estação de Chongwenmen. Não há necessidade de dados.
Você deve saber que em Londres, a distância entre as estações de metrô é muitas vezes minúscula. Mas em Pequim, duas estações de metrô que parecem "um quarteirão de distância" em um mapa, são muito provavelmente uma caminhada de 20-30 minutos. Então, encontrar a primeira estação de metrô foi um desafio. Uma vez lá dentro, respirei um suspiro de alívio e comprei o meu bilhete para Chongwenmen. Apenas duas mudanças no metrô. Sem problemas.
Mas então na primeira mudança, o metrô começa a parar para passar a noite. De repente, há longos túneis de passagem com persianas de ferro no final e o lugar está assustadoramente vazio e assustadoramente silencioso. A moeda cai e eu percebo que preciso deixar o metrô e encontrar outro caminho para casa. Acabo fora do metrô, só Deus sabe onde em Pequim, e sem dados. Agora é por volta da meia-noite e estou numa área sem luzes de rua. E está a chover. É um pouco assustador. Em outras cidades, eu teria medo pela minha segurança, mas por alguma razão eu não estava.
>p>Decidi quebrar as regras e estender a mão quando um cara de táxi de triciclo passa por lá. Peço-lhe papel e escrevo ao Chongwenmen sobre ele que, milagrosamente, ele parece compreender. Eu não tenho como saber que ele realmente entende, claro, mas estou nas mãos do destino agora, então eu vou com o fluxo.Depois de cerca de 20 minutos eu estou começando a reconhecer a área e então eu percebo que conheço a rua em que estamos, então eu dou uma palmadinha nas costas do motorista, digo a ele que estamos no lugar certo e faço a coisa dos polegares para cima algumas vezes com um grande sorriso. Depois de um pouco de apontar e dois becos sem saída, ele me levou para o meu hotel e eu sou um viajante grato. Ele pediu-me cerca de £2 e eu dei-lhe £5. Valeu a pena. Estou totalmente aliviada, ele me fez um grande serviço e parece entender como foi útil para mim naquela época.
Foi uma aventura de quase 3 horas no final. Eu nunca tive medo. Mas posso dizer-lhe que, tendo passado algum tempo em Nova Iorque, e trabalhando agora no East End de Londres, posso dizer-lhe que teria ficado muito mais apreensivo se fosse um estrangeiro lá.
A palavra de ordem para os visitantes é: não seja negligente. Não deixe sua mala ou celular de laptop por aí, esteja atento a pequenos ladrões e vigaristas e vigaristas de rua, seja hipersensível a carteiristas - essas coisas se aplicam em Roma e Londres e Nova York, e se aplicam também em Shenzhen e Xangai. Mas sendo prudente, tenho certeza que você vai achar a China tão segura quanto eu sempre achei.
Artigos semelhantes
- Como ver pornografia de forma segura, privada e segura no seu próprio computador portátil
- Como contornar a password da pasta segura do Samsung A20 sem perder nenhum conteúdo que está na pasta segura
- A China é segura para os turistas?
- Se Huawei perder a guerra em 5G fora da China, significa que a marcha da China para a liderança global de 5G ou mesmo 6G é frustrada?