Qual é a sua opinião sobre o Gerson Lehrman Group?
VCs não devem usar o GLG para chamadas de clientes
Um LOT de investidores de capital de risco (para a Série B e mais além) fazem girar as chamadas dos clientes através do GLG. Em teoria, está bem. Na prática, faz menos sentido.
Para o GLG, é REALMENTE difícil encontrar um usuário de um produto em uma grande empresa. Digamos que seus clientes são Pepsi, Starbucks, American Express, Walmart, Amazon, e algumas empresas iniciantes aleatórias. Você pode ter certeza de que todos os GLG apresentam os VCs para estar nessas poucas empresas iniciantes aleatórias e nenhum deles estará nas grandes organizações. Em um start-up de 30 pessoas, é realmente fácil encontrar a pessoa que usa o produto de uma empresa. Em uma grande organização com 10.000 funcionários, é praticamente impossível encontrar a pessoa certa.
Então a maioria dos VCs passa seu tempo fazendo referências de clientes dos clientes menos valiosos da empresa.
Mais ainda, MUITAS das pessoas com quem os VCs falam estão na verdade apenas se fazendo passar por clientes (são pessoas tangencialmente relacionadas à empresa) porque esses "especialistas" só querem o dinheiro rápido da chamada. Então os VCs apenas recebem dados aleatórios.
Quando a SafeGraph levantou nossa Série B (Fev 2021), um conhecido VC compartilhou as quatro chamadas que eles fizeram com os "clientes" da SafeGraph através do GLG. Dois foram os nossos dois menores clientes. E dois eram caras aleatórios que eram tangencialmente relacionados ao nosso mercado, mas definitivamente não clientes. Isto foi uma perda de tempo para o VC e deu-lhes uma falsa impressão da SafeGraph.