Por que o Google comprou a Motorola por 12,5 bilhões de dólares e a vendeu por 2,91 bilhões de dólares?
O Google vendeu o restante das operações de telefonia móvel da Motorola&apos para a Lenovo, tirando a empresa dominante de sistemas operacionais móveis da Lenovo do negócio de fazer telefones celulares. Esta é uma boa jogada para o Google e uma boa jogada para a Lenovo, embora possa não ser uma boa jogada para os consumidores. Aqui's porque Google e Lenovo estão ambos se afastando do negócio felizes.Por que Google Vendeu Motorola
1. A estratégia móvel do Google's é colocar o Android em tantos telefones quanto possível, como quase toda a empresa's a receita da empresa vem da publicidade, inclusive em dispositivos móveis. Isto é muito diferente da Apple, BlackBerry e Microsoft, que agora são empresas integradas de software de hardware.
2. O Google queria a Motorola para as patentes, não para a fabricação. O ataque de patentes da Apple&apos aos licenciados do Android estava a abrandar e a preocupar os clientes do Google&apos. A Motorola tinha uma enorme biblioteca de patentes que podia ser utilizada defensivamente.
3. Uma vez que o Google comprou a Motorola, alguns dos seus principais licenciados começaram a cobrir as suas apostas e a desenvolver ou comprar os seus próprios sistemas operativos não-Google: Samsung com Tizen e LG com WebOS, por exemplo. Eles estavam preocupados que o Google competisse diretamente com eles.
4. A Motorola nunca fez nenhum dinheiro para o Google.
5. Ao abandonar a Motorola, o Google pode ser um broker neutro e honesto de sistemas operacionais para o mundo e ganhar dinheiro fazendo isso.
Por que a Lenovo comprou a Motorola
1. A Lenovo é um dos cinco maiores fabricantes de smartphones do mundo's, mas sua participação de mercado nos EUA, um dos maiores mercados mundiais's, é zero. A Motorola tem uma história de 85 anos nos EUA e, neste momento, uma distribuição bastante pobre em outros lugares.
2. A empresa'o maior negócio da empresa ainda é o PC, e ela'é o fabricante de PCs número 1 do mundo's. Mas as vendas de PCs estão't a crescer. Se a Lenovo vai ser líder em tecnologia no final da década de 2010, precisa ser líder em tecnologia móvel. Montar um negócio global de smartphones é a chave.
3. A Lenovo tem experiência em integrar e executar empresas de tecnologia com base nos EUA. Ela comprou o negócio ThinkPad da IBM e o levou ao sucesso, e agora tem uma fábrica em Whitsett, N.C. fazendo produtos de Think-branded.
4. Entrar no mercado americano é tudo sobre relacionamentos com operadoras americanas. As relações da Motorola&apos são muito, muito boas: ela tem o negócio Droid em andamento com a Verizon Wireless, e ela's colocou o Moto X em três de nossas quatro operadoras nacionais.
5. A Lenovo não quer' não quer apenas ser uma fabricante de smartphones de consumo. Ela tem relações empresariais muito fortes com seus produtos ThinkPad e ThinkCenter, e acabou de comprar o negócio de servidores IBM's low-end. Por agora também oferece telefones, pode entregar pacotes completos de tecnologia aos seus clientes empresariais nos EUA.
Source: Comentários sobre produtos de tecnologia, Notícias, Preços e Downloads