Porque é que a Apple não tem um stand na CES?
A Apple tem tido uma relação particularmente irritante com os apresentadores do CTA da CES. Em grande parte, isto veio directamente do Steve Jobs que não sentiu necessidade de se comparar com outros ou de trabalhar em rede na feira. Tenha em mente que a Apple envia muitos para o CES para olhar para os concorrentes e aprender sobre os mercados, eles simplesmente não exibem. Eles também são membros do CTA e cooperam em várias coisas como padrões, por exemplo. Mais uma vez, Steve Jobs sentiu-se melhor nas suas próprias exposições, como a MacWorld, onde o foco era puramente a Apple e o seu ecossistema. Considerando a grande área para o iProducts no CES ele ainda recebe muito suporte lá.
Como bem, agora que o iPhone é o principal driver dentro do CES da Apple enquanto sendo um grande show não é o único para aparelhos. Aqui há o Mobile World Congress em Barcelona onde, mais uma vez a Apple não expõe mas participa.
Apple tem grande alcance de imprensa e também conduz seus próprios lançamentos de produtos bem promovidos e devo assumir que Tim Cook continua feliz com esta abordagem. Como grande parte do CES é para chegar à imprensa e ao público parece que eles são eficazes com o seu método.
Até agora? Penso que isto vai depender do próximo produto que vier. O CES tornou-se o lar de muitos produtos e lançamentos de tecnologia automotiva e se os rumores se provarem verdadeiros, talvez no futuro a Apple mostre, mas isso deve ser visto.
CES é vasto, e muito do benefício é devido à visão de Jack Wayman que fundou o show. A premissa dele era que literalmente todos com quem você precisava fazer negócios estariam lá. Isso é verdade quer você exiba ou não. Pode-se ver o mercado, ver a concorrência, ouvir os especialistas e a rede. Asseguro-lhe que a Apple faz isso, assim como muitos.
Como todas as escolhas de marketing, há muitas opções, e se funcionar para si, melhor. Parece claro que a Apple está indo bem, mas vamos continuar observando.