O que é Firebase?
O Firebase é parte de uma tendência crescente conhecida como "Back end as a service". Tradicionalmente a configuração de um servidor exigiria que você buscasse dados através de alguma API que você tenha escrito a fim de recuperar dados do seu servidor. Ao usar SQL, você teria que escrever código que armazena objetos e propriedades que podem ser acessados em seu código.O que é incrível no Firebase, é que essencialmente com uma linha de código, você está pronto para começar a escrever no seu banco de dados instantaneamente. Isso fica armazenado como JSON (JavaScript Object Notation) e pode ser lido e usado em sua aplicação com quase a mesma facilidade.
Firebase agiliza o armazenamento e a recuperação de dados através de um serviço de terceiros e vem com sua própria API para que você não tenha'não tenha que escrever uma. Recomendo vivamente dar uma oportunidade ao Firevase. É preciso um conhecimento de JavaScript, mas também há implementações do Firebase em Ruby, Python e Java. Confira Build Extraordinary Apps - Firebase, e leia a documentação deles.
Muitas aplicações estão mudando para o Firebase, uma aplicação notável é o webhook, um construtor de CMS personalizado. Confira o Webhook e veja como eles usam o Firebase para suas aplicações.
Melhor sorte. Estarei escrevendo uma visão detalhada do Firebase no meu blog, Cameron Banowsky.
Diz-me se tiveres alguma dúvida. Você pode me tweetar no cbanowsky.