Os programas infantis se tornaram políticos demais no Disney Channel e na Cartoon Network?
O que, exatamente, você quer dizer com "político"?
Se você quer dizer que eles estão lidando demais com questões do mundo real, então eu lamento informar que os desenhos animados sempre foram praticamente assim. Na verdade já escrevi sobre isso antes. Por um exemplo, a Disney fez um filme de propaganda arrepiante sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, chamado Education for Death.
Cartoons in the 80's and early 90's had entire Very Special Episodes™ about issues like drugs and family problems. Em Captain Planet, houve um episódio ("Mind Pollution") onde o primo de Linka ficou viciado no vilão das drogas de marca da semana e acabou se matando. (Sim, eles realmente foram lá.)
No Hey Arnold, o episódio "Helga on the Couch" foi todo sobre a bully Helga da escola falando com uma terapeuta sobre seus problemas familiares.
E agora, há espectáculos animados que continuam essa tradição de formas (normalmente) menos presunçosas, como o Universo Steven atirando casualmente num casal de lésbicas sob a forma de Ruby e Sapphire.
Os espectáculos infantis sempre incorporaram questões do mundo real, porque as crianças vivem no mundo real. Lições sobre temas difíceis e retratos positivos de pessoas de diferentes raças, gêneros, orientações, habilidades e religiões, podem ajudar as crianças a lidar com a realidade. Afinal, nem todas as crianças têm pais/guardiões que vão falar com elas sobre essas coisas. Empacotá-lo em um contexto ficcional familiar torna mais fácil de processar.