Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Lte E Lte-M? E Quanto Ao Lado Técnico?

Qual é a diferença entre LTE e LTE-M? E quanto ao lado técnico?

LTE-M é a abreviação de LTE Cat-M1 ou Long Term Evolution (4G), categoria M1. Esta tecnologia permite que os dispositivos Internet das Coisas se conectem diretamente a uma rede 4G, sem gateway e com baterias. LTE é o termo genérico para todos os 4G. Cat-6, por exemplo, é o mais usado para dados de telefones inteligentes.

Bottom Line no LTE-M

  1. It's mais barato. Os dispositivos podem se conectar a redes 4G com chips que são menos caros de fazer, porque são half-duplex e têm uma largura de banda mais estreita.
  2. Lon>Longa Duração da Bateria. Os dispositivos podem entrar num modo de "sono profundo" chamado Power Savings Mode (PSM) ou acordar apenas periodicamente enquanto estão ligados. Esse modo é chamado de recepção descontínua estendida (eDRX). Leia mais em eDRX e PSM.li>Service Costs Less (eDRX e PSM.li>Service Costs Less). Como a taxa máxima de dados dos dispositivos LTE-M é de apenas cerca de 100 kbits/s, eles não tributam tanto a rede 4G. As operadoras podem oferecer planos de serviço que se aproximam dos antigos preços 2G M2M do que os preços 4G.
main-qimg-ae1416494abbb27c82f7e14ed83e0f8d.webp

3GPP e Tecnologia Centrada em IoT

LTE Cat-M1 é uma das duas respostas que o 3GPP tem para o aumento da tecnologia de rede somente em IoT. SigFox é um startup francês que iniciou o movimento de tecnologia que ficou conhecido como LPWAN (Low Power, Wide Area Networks). O interesse pela tecnologia LPWAN tem levado muitos leitores a nos perguntar: O que é LTE-M? Leia mais sobre a história do LPWAN.

A outra tecnologia 3GPP é NB-IOT (Narrowband IOT), que usa um esquema de acesso ainda mais simples (Single Carrier Frequency Division Multiple Access) para reduzir ainda mais os custos e a complexidade. Existem dois campos de tecnologia NB-IOT por aí, e grande parte da infra-estrutura celular baseada nos EUA (baseada na Alcatel) não será compatível com a NB-IOT. Leia mais sobre NB-IOT aqui.

LTE CAT-M1 FOI ESPECIFICADO PELA 3GPP RELEASE 13, QUE ESPECIFICADO ESTEES OBJETIVOS DE DESIGN:

>ul>10 anos de vida útil da bateria numa bateria de 5WH.Custo do dispositivo comparável aos dispositivos IOT baseados em GPRS.Tem cobertura ampliada (> 156 dB MCL).taxas de dados variáveis - para melhorar a cobertura.p> A realidade atual do LTE-M é que ele ainda não está *quite* pronto para o horário nobre, pois as especificidades do PSM e do eDRX ainda estão sendo coordenadas entre provedores de infraestrutura, fabricantes de chipsets e operadores de rede.

Nos EUA, a Verizon está conduzindo um cronograma agressivo para garantir um lançamento da rede LTE-M1 no início de 2017.

Link Labs é um parceiro da Verizon para LTE-M, e nosso produto inicial é o Sensor Suite, que permite que os dispositivos sensores sejam conectados diretamente ao LTE-M.

main-qimg-aafe49893a10e4089a3929e308034716.webp

Use Cases Best Suited for LTE-M

  1. Low Density Sensors. Para empresas ou OEMs que usam sensores como parte do seu negócio (Cold Chain Monitoring), remover a dor de cabeça da conexão via WiFi ou um gateway é um grande negócio. A ideia de que um sensor pode ser colocado em campo com uma bateria de longa duração, e que "apenas funcionaria" é um grande negócio.li>Leitura Automática de Medidores. Devido ao custo das tecnologias anteriores, o AMR baseado em celulares tem sido menos popular. Agora que chips mais baratos podem se conectar por menos, veremos mais e mais metros conectando via LTE-M.
  2. Asset Tracking com LTE-M. Soluções híbridas de rastreamento de ativos que usam conexão de curto alcance como Bluetooth, juntamente com backhaul via LTE-M, estão preparadas para fazer muito bem. Uma tecnologia de aplicação que gostamos no espaço RTLS é AirFinder.

Considerações para LTE-M

Se você e sua equipe estão considerando construir uma solução com LTE-M, aqui estão algumas considerações importantes:

  1. ConexõesPPP não são a norma. Os dispositivos LTE-M alimentados por bateria precisam usar comandos simples UDP/TCP para enviar e receber dados. Um dispositivo sensor pequeno e eficiente em termos de energia não pode hospedar PPP. É necessário um desenvolvimento integrado sério. Tornar isto mais fácil é parte do nosso foco no Link Labs.li>Security and Power are oil and water. Um SO Linux grande e gordo não tem problemas em lidar com requisitos de segurança complexos para serviços como o MQTT no AWS IOT. Por outro lado, um pouco de MCU com restrições de energia terá dificuldades. Tenha certeza de planejar para as complexidades que a segurança exigirá quando você tiver um processador minúsculo e uma bateria minúscula.li>Holy Pulse Current, Batman. 23 dBm de potência máxima de transmissão não é brincadeira. O seu dispositivo LTE-M terá que ser capaz de fornecer 500mA ou mais de corrente de pico quando requerido pelo módulo LTE-M. Coisas como super tampas podem ajudar, mas o planejamento para a química e capacidade correta da bateria é crítico.

De Flo

Qual dispositivo/serviço de streaming é o melhor: Roku, Amazon Fire TV stick, Chromecast, Netflix, Hulu ou Apple TV? :: Como jogar PUBG Lite com um controlador