Onde os serviços de streaming de música (ou seja, Spotify, Deezer) obtêm as suas faixas legalmente?
Serviços gerais como o Spotify obtêm as faixas das gravadoras ou mais comumente através de uma distribuidora de etiquetas's. Atualmente eu executo 2, muito pequenas, etiquetas sempre que lançamos um novo lançamento eu carrego as faixas, juntamente com toda a arte e metadados, para o meu distribuidor (para mim atualmente isso's uma empresa chamada Kudos).
Eles então o obtêm, distribuem até mesmo você pode dizer, para todas as lojas (iTunes, Amazon, Beatport, Juno etc) e os serviços de streaming (spotify, Pandora etc) com os quais eles têm negócios. As grandes etiquetas geralmente têm as suas próprias configurações de distribuição, por isso aí você'estaria essencialmente a negociar directamente. Com etiquetas indie menores há centenas de distribuidores por aí você'precisará trabalhar com (há também alguns, embora não muitos, indies que se distribuem sozinhos, mas seu volume principal viria através de distros como Kudos, Pias, Red Eye etc).
Que é claro que é só pegar as faixas, a parte muito, muito mais complicada é pegar uma licença. Novamente com os majors que você lidaria diretamente, com os indies (que compreendem mais de 10% do mercado e têm muitos dos atos legais aos quais seus primeiros adotantes vão querer ter acesso) a maioria deles são representados coletivamente por uma organização chamada Merlin. Por isso, tendes de fazer um acordo longo e enfadonho com eles para resolver coisas como as taxas de royalties de streaming para utilizadores gratuitos vs premium (se estiverem a correr um sistema de 2 níveis como o Spotify) e coisas do género. Por exemplo, com o Spotify para obter essas licenças, eles também deram às gravadoras um capital significativo na empresa (o que por acaso foi um grande truque das gravadoras para lixar os seus artistas, mas isso'é outra história).
Que em poucas palavras é o que você'precisaria fazer se quisesse que o serviço fosse legítimo desde o início. É claro que muitas empresas seguiram o outro caminho de criar um serviço, não se preocupando com gentilezas como pagar às pessoas cuja música eles estão explorando, tentando construir sua base de usuários o mais rápido possível e depois indo para as gravadoras e retrospectivamente tentando obter uma licença, usando o fato de você ter x milhões de usuários como uma forma de fortalecer sua mão de barganha, embora felizmente menos empresas estejam tentando essa tática agora.
Artigos semelhantes
- Como criar serviços legais de música ou de transmissão de filmes como Netflix, Hulu, Spotify, Deezer e outros? Que procedimentos devo seguir
- Qual aplicativo de streaming de música é melhor em termos gerais: Deezer ou Spotify? Porquê?
- Por que as pessoas pagam por aplicativos de música como Deezer e Spotify quando você pode obter qualquer música que quiser do YouTube?
- Quais são os melhores startups de 'música'? Pandora, Spotify, Deezer... Que mais?