Os guaxinins são roedores?
Os guaxinins não são roedores. Procyon, o gênero ao qual pertencem, é um gênero de mamíferos noturnos, compreendendo três espécies comumente conhecidas como guaxinins, na família Procyonidae. A espécie mais familiar, o guaxinim comum (P. lotor) mostrado abaixo, é muitas vezes conhecido simplesmente como "o" guaxinim, já que as outras duas espécies de guaxinins do gênero são nativas apenas dos trópicos e menos conhecidas. Estudos genéticos têm mostrado que os parentes mais próximos dos guaxinins são os gatos de cauda anelada e os cacomistles do gênero Bassariscus, dos quais eles divergiram cerca de 10 milhões de anos atrás.
Os guaxinins são incomuns, pois seus polegares (embora não se oponham) lhes permitem abrir muitos recipientes fechados (como latas de lixo e portas). Eles são omnívoros com reputação de serem inteligentes e maliciosos; sua inteligência e destreza os equipam para sobreviver em uma grande variedade de ambientes e são um dos poucos animais de médio a grande porte que aumentaram seu alcance desde que a invasão humana começou (outro é o coiote).
O nome do gênero, Procyon, vem do grego para "antes do cão"; este termo também é usado para a estrela Procyon da constelação Canis Minor. Raccoons são hoje entendidos como tendo uma relação evolutiva relativamente frouxa com ursos,
Referências para mais detalhes científicos:
- K.-P. Koepfli; M. E. Gompper; E. Eizirik; C.-C. Ho; L. Linden; J. E. Maldonado; R. K. Wayne (2007). "Phylogeny of the Procyonidae (Mammalia: Carvnivora): Moléculas, morfologia e o Grande Intercâmbio Americano". Filogenética Molecular e Evolução. 43(3): 1076-1095.
- ^ Eizirik, E.; Murphy, W. J.; Koepfli, K.-P.; Johnson, W. E.; Dragoo, J. W.; Wayne, R. K.; O'Brien, S. J. (2010-02-04). "Padrão e timing da diversificação da ordem dos mamíferos Carnivora inferida a partir de múltiplas sequências de genes nucleares". Filogenética Molecular e Evolução. 56 (1): 49-63.