Quão seguro é o Telegrama?
Telegram usa código aberto desde que foi lançado em 2013 e que seus chats são criptografados.
Obtendo chats secretos que permitem que as mensagens sejam criptografadas, a aplicação atrai multidões de usuários que valorizam a privacidade e garante a proteção dos olhos de vários serviços de inteligência - algo que poucos outros têm sido capazes de oferecer. Desde como a criptografia "ponta a ponta" realmente funciona, até as várias outras vantagens que diferenciam o Telegrama do resto.
>p>Ouvir dizer que o Facebook tem um departamento inteiro dedicado a descobrir porque o Telegrama é tão popular. Imagine dezenas de funcionários trabalhando nele em tempo integral. Estou feliz por poupar dezenas de milhões de dólares no Facebook e dar o nosso segredo de graça: respeitar os seus utilizadores - Pável Dúrov, co-fundador do Telegrama-p>>p>Você pode ter 'Secret Chats' - e eles também se manterão em segredo.>p> Temos chats secretos de ponta a ponta e chats em nuvem que também oferecem segurança em tempo real e armazenamento em nuvem. O WhatsApp, por outro lado, não tinha encriptação durante alguns anos e depois adoptou um protocolo de encriptação financiado pelo governo dos EUA. Mesmo assumindo que a encriptação do WhatsApp&apos é forte, ela é invalidada através de múltiplas portas traseiras e da confiança em cópias de segurança - Pável Dúrov, co-fundador do Telegram>p>A funcionalidade mais popular do Telegram é a opção 'Secret Chat', possibilitada pela encriptação end-to-end do serviço sob o protocolo seguro de mensagens MTProto do Telegram, que as nações de todo o mundo não conseguiram decifrar. Este método de criptografia converte mensagens em um código através de um servidor no meio, tornando quase impossível para estranhos se intrometerem na comunicação entre dois usuários.O que isto basicamente significa é que uma conversa bidirecional é completamente segura de qualquer estranho vendo o que foi enviado - seja uma empresa, hackers, outra pessoa, ou até mesmo o governo.
Enquanto todas as conversas são criptografadas, a criptografia de ponta a ponta é atualmente usada apenas em chamadas de vídeo e voz, assim como 'Conversas Secretas'. Estas diferem das mensagens regulares, pois não são baseadas em nuvens e só podem ser acessadas a partir do dispositivo original. Além disso, as mensagens de chat secretas - imagens incluídas - também podem ser definidas para autodestruição após um certo tempo, com opções que variam de dois segundos a uma semana. Todas as outras conversas, porém, usam criptografia cliente-servidor, para que aqueles preocupados com a segurança possam ficar tranquilos.
Telegram também vem com um recurso de nome de usuário, tornando possível enviar mensagens para outros usuários sem necessariamente saber seu número de telefone. Tudo isto, juntamente com a opção de autenticação de dois factores, significa que pode esconder totalmente a sua identidade e o que está a enviar através do Telegrama, tornando-o altamente apelativo numa nova era de comunicação.