O que é Dolby Atmos, e faz alguma diferença?
O Dolby Atmos é um sistema de áudio baseado em objetos. Em vez de ter um layout fixo de alto-falantes, os sons são gravados com metadados que descrevem onde um som está localizado, qual o tamanho da fonte e o caminho se ele está em movimento. O sistema de reprodução então tem um renderizador que usa os dados para mapear o som para a matriz de alto-falantes. Em um cinema, cada auditório pode ser diferente. Um poderia ter apenas 5 alto-falantes na lateral da sala, enquanto outro poderia ter 12. Se o som for panorâmico de 30% da frente da sala, para 70% da frente, é de onde o som parecerá vir. Pode começar no segundo alto-falante de uma sala, ou no terceiro de outra, mas em ambos os casos, é o mesmo 30% da frente. Existem outros sistemas baseados em objetos, mas Dolby Atmos foi o primeiro que padronizou uma forma de armazenamento e entrega e também facilitou muito a transição dos mixers, tornando-o um sistema em camadas que ainda inclui um conjunto padrão de 7.1 canais que pode ser usado como áudio baseado em faixas anteriores, mas também adicionou um simples par de tetos esquerdo e direito. Além desta "cama" 7.1.2, há mais 118 faixas objeto, para um total de 128 faixas de áudio em um pacote Dolby Atmos.A grande diferença de uma mixagem normal 5.1 ou mesmo 7.1 é a precisão. Em 5.1 ou 7.1, assim que um som saiu da tela, ele teve que ir para toda a parede de alto-falantes surround, pois todos eles eram o mesmo canal. Isto funcionou muito bem para sons de fundo como vento e chuva ou o ruído de um veículo a passar, mas faltava precisão. 7.1 foi uma grande melhoria em relação ao 5.1, pois deu a capacidade de panear dos lados para trás e mesmo através da parede traseira, mas ainda estava espalhado por vários alto-falantes. Mas em Dolby Atmos, um som pode ser localizado exatamente onde ele deveria estar. Uma pessoa falando atrás de você está agora cristalina a partir de um único alto-falante. O tiro da arma do atirador estava a meio caminho do lado esquerdo. E, claro, agora podemos mandar aquele helicóptero voar por cima de si, e passar de altifalante em altifalante à medida que avança. Com um sistema baseado em canais, teria de duplicar a mesma disposição de altifalantes em todos os teatros. Com áudio baseado em objetos, o layout do alto-falante se encaixa na sala, e o som é mapeado para ele.
A versão Home do Dolby Atmos em discos Blu Ray é capaz de reproduzir todo o áudio da cama e do objeto reproduzido até o layout do alto-falante de sua casa também. Ele não pode mapear para tantos alto-falantes, mas muito poucas pessoas estão colocando mais do que 7.1.4 em sua casa, então ele pode reproduzir corretamente todo o caminho para apenas Esquerda/Direita 2 canais, básico 5.1 ou 7.1, e todo o caminho para 24.1.10 se você quiser comprar o processador, amplificadores e alto-falantes para tudo isso. E é por isso que é um sucesso, funciona e soa bem em qualquer configuração. Quando o Dolby Atmos foi apresentado pela primeira vez, a maioria das pessoas pensou que seria apenas para grandes efeitos especiais, mas agora provou ser muito útil para todos os tipos de filmes e até mesmo música. Os filmes "Roma" e "A Quiet Place", ambos usaram o detalhe e a precisão a um nível incrível. Cada pequeno som que você ouviria se estivesse lá, era colocado onde deveria estar. Um cão ladra, uma buzina de carro, um avião distante a passar e um galho a estalar no bosque, ou os passos ou o chilrear dos pássaros atrás de si.
Sim, faz a diferença.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um Dolby Atmos e um Dolby Audio?
- Uma televisão inteligente precisa do suporte do Dolby Atmos se eu já tiver um receptor AV que suporte ambientes dolby?
- Será que Dolby Atmos virá alguma vez à loja do Google Play? Porque é que é tão difícil de contactar?
- Qual é a diferença entre 4K e Dolby Atmos? Qual deles lhe dá uma experiência mais rica (em AGS)?