Qual é a experiência do stock Android?
Observações para o A2A
No seu primeiro ponto, você está certo. Lenovo é o pior OEM em fornecer atualizações para o Android e até mesmo a atualização de segurança.
Moto está rodando em sua própria pele personalizada que está perto do andróide de estoque. A única experiência de andróide de estoque será com os dispositivos Nexus (que está parado agora) e Google Pixel. Estes dispositivos são controlados diretamente pelo Google, então você tem a certeza de obter as atualizações rápidas e patches de segurança (você pode comparar como o iPhone).
Se você vai ser desenvolvedor Android, eu recomendaria comprar o Google Pixel (sim, é caro, mas você não vai se arrepender). Abaixo estão algumas das razões para isso;
- RAM Management: A interface personalizada consumirá recursos em cima do recurso do Android, o que dificultará o gerenciamento da RAM. Este não é o caso do dispositivo Pixel/Nexus, pois ele está rodando apenas no estoque Android.
- Optimização: No segmento andróide, Pixel e Nexus são os mestres na otimização entre software e hardware, uma vez que eles são fortemente integrados e controlados pelo Google it self.(novamente você pode comparar com o iPhone)>li>Security Update/Firmware Update: Como você vai ser um desenvolvedor Android é importante para você ter o firmware mais recente para o seu desenvolvimento. E você terá um dispositivo mais seguro, pois os patches de segurança serão empurrados rapidamente.
- Features: Neste caso, o dispositivo Pixel/Nexus irá atrasar, por exemplo, a funcionalidade de ecrã dividido é introduzida apenas no Android N mas a Samsung já o tinha há alguns anos. Existem várias funcionalidades como o controlo por gestos que não se consegue com os dispositivos Pixel/Nexus.
- Slowness: Os dispositivos Non-Pixel/Nexusdevices vão começar a ficar para trás por causa da questão da Fragmentação do Android (espero que você saiba o que significa a Fragmentação) em 1-2 anos.
Tenho a minha opinião rasgada, espero que ajude.
p>Peace.