Será que cabe um dispositivo IoT?
Tecnicamente, sim. Na realidade, não realmente.Eu posso ser um pouco curmudgeon sobre isso, mas eu realmente não considero a maioria, se algum dispositivo 'wearable' realmente IoT. Sim, tecnicamente, eles são 'Coisas' que se conectam à internet, principalmente. Quase exclusivamente através de um dispositivo de gateway, como um telefone inteligente, etc. A conectividade Bluetooth não é, por si só, um desqualificador para que algo seja o IoT. É uma tecnologia de rádio de curto alcance, de baixa potência e bastante boa que é amplamente utilizada. 802.15.4 é provavelmente melhor para a maioria das verdadeiras aplicações IoT, ou LoRa, ou outra tecnologia de longo alcance e baixa potência, mas isso é outra discussão.
Então vamos olhar para o que a Internet das Coisas realmente é. Olhando para os números Gartner, IDC, etc. de 30 - 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet até 2025/2030 (esses números mudam com bastante regularidade), é claro que eles não são baseados em dispositivos que podem ser usados. Se fossem, todos os humanos do planeta teriam de ter cerca de 4 deles. É claro que isso nunca vai acontecer. Uma declaração que fiz em 1995 foi que, na época, a Sun tinha licenciado Java em um bilhão de telefones celulares. Isso era uma grande coisa. Mas mesmo que cada humano carregasse 3 aparelhos, isso seria apenas 18 bilhões de aparelhos. (também havia menos pessoas naquela época) Isso é um mercado limitado. Qualquer mercado que seja baseado no número de pessoas no mundo é um mercado limitado até certo ponto. Se você limitá-lo ainda mais a pessoas que têm acesso a equipamentos de alta tecnologia, é um mercado muito mais limitado.
O verdadeiro IoT está em sistemas verdadeiramente embutidos. Coisas como aplicações industriais, monitoramento agrícola e ambiental, ambientes de trabalho, automotivo, transporte, etc. Estes são os lugares onde há potencial para implantar centenas de milhões de dispositivos IoT, levando assim a 10s de bilhões de dispositivos. É aqui que a IdC irá crescer, e ter um impacto. Os artigos de uso estarão por perto, mas sempre serão pequenos, e na escala da IdC, porção insignificante da IdC como um todo.