O que torna o Spotify legal, mas um site de download gratuito de música ilegal?
Spotify paga aos seus artistas.
Não lhes paga muito - tenho dois EPs em Spotify e ganhei 14 cêntimos de algumas centenas de streams - mas paga-lhes mesmo assim.
Pode fazer isso porque tem anúncios.
Sabe, estes?
Estas coisas estúpidas que aparecem no meio do seu álbum favorito?
É assim que eles pagam aos seus artistas.
E depois, claro, para as pessoas que se cansaram de bater com a cabeça na parede sempre que um anúncio arruinou o fluxo da sua playlist e compraram uma assinatura do Spotify Premium...
...bem, ainda são 8 dólares por mês para o Spotify, não são?
Como qualquer negócio musical legítimo, Spotify leva o dinheiro que eles ganham dos assinantes Premium e de submeter todos os seus usuários não assinantes a bombardeios publicitários irritantes, cortar o topo e depois dar o resto para os artistas. Todo mundo fica feliz assim. Nós, o público, temos acesso fácil às nossas músicas favoritas. O Spotify recebe dinheiro. E os artistas também recebem dinheiro (bem, não muito dinheiro...mas dinheiro, mesmo assim).
Sites de download gratuitos, no entanto? Eles não dão nada para o artista. Eles dão o seu produto sem compensação. Seria o mesmo que se você entrasse num pomar de maçãs, roubasse um monte de maçãs e depois as entregasse. O fazendeiro não disse que você podia fazer isso. Esse fazendeiro esperava lucrar com essas maçãs, mas agora você pegou os frutos do seu trabalho e os deu sem compensação.
E, caso você não soubesse...isso'é um crime.
É o mesmo tipo de princípio com downloads gratuitos. Felizmente para artistas e executivos musicais, porém, downloads gratuitos são meio inúteis hoje em dia. Com Spotify sendo tão fácil de acessar - e ouvir suas músicas favoritas sendo grátis - acumular música em um dispositivo pessoal como um iPod está se tornando uma coisa do passado. A música pirata era mais uma preocupação em meados dos anos 2000, quando você ainda tinha que comprar um arquivo do iTunes ou...gasp!...comprar um CD!
THE HORROR!!!
>p>Agora, porém, você pode simplesmente pular no Spotify ou na Apple Music e ouvir praticamente tudo o que quiser de graça. Comprar álbuns e canções individuais tornou-se supérfluo...e o mesmo aconteceu com o download gratuito.