Casa > V > Vale A Pena Atualizar Os Ssds Sem Dram De Um Disco Rígido?

Vale a pena atualizar os SSDs sem DRAM de um disco rígido?

Depende.

Você vê que os SSDs sem DRAM têm má reputação na comunidade de PCs porque seu desempenho pode ser ruim em certas situações. Isto porque embora o armazenamento em estado sólido seja rápido, ainda pode haver uma latência significativa para a recuperação de informações se o controlador não souber onde a informação está.

Pense assim (isto é muito simplista mas funciona bem o suficiente como uma analogia):

Se está à procura de um livro numa biblioteca, sabendo apenas o seu título (as prateleiras estão organizadas por nome de autor ou alguma outra informação que não conhece), a forma lenta de procurar o livro seria apenas olhar para os livros um a um e ver qual deles corresponde ao título que procura. Isto poderia demorar um pouco.

No entanto, uma maneira muito mais rápida de encontrar o livro envolveria pedir ao bibliotecário para procurar através do seu sistema o autor do livro que você está procurando, e depois ir direto para a prateleira para livros com o nome desse autor.

Neste exemplo, o catálogo que um bibliotecário mantém em seu computador é bastante similar à DRAM em uma SSD convencional. Ele permite que o controlador SSD localize muito rapidamente a localização da informação solicitada. NAND flash, que é o tipo de chip de armazenamento real usado em SSDs, é rápido mas ainda assim muito mais lento do que DRAM, o que significa que um "catálogo" similar armazenado em NAND flash não operaria tão rapidamente.

Isso significa que inicialmente quando SSDs sem DRAM saíam, seu desempenho dificilmente estava à altura do nome da SSD. Na verdade, em algumas situações, eles podem até ser mais lentos do que os discos rígidos de disco giratório modernos, que normalmente têm metade de um cache semelhante ao do chip DRAM em um SSD hoje em dia (embora menor para reduzir o preço). Assim, os SSDs sem DRAM foram desprezados pela comunidade de construção de PCs.

Então por que eu respondi à pergunta com "depende"?

Isso porque no tempo entre o desenvolvimento inicial dos SSDs sem DRAM e os desenvolvimentos atuais, novos desenvolvimentos permitiram que os SSDs sem DRAM operassem com quase a mesma baixa latência dos tradicionais SSDs DRAM.

Este desenvolvimento é chamado de host-memory buffer, ou HMB. Não é mágico, nem é realmente uma descoberta revolucionária na computação, mas sim, os fabricantes de SSDs simplesmente fizeram o controlador em suas SSDs sem DRAM pedir à CPU (o "host") algumas de suas DRAMs. Isso basicamente significa que, em vez de ter um chip DRAM na própria SSD, a SSD usa parte da memória do sistema para alcançar os mesmos resultados, permitindo operações igualmente rápidas como uma SSD DRAM tradicional.

main-qimg-6d4eb999b4bf74c2f027dbef42e70113

Obviamente, isso não acontece sem algumas desvantagens. Por um lado, como o controlador do SSD não é mais capaz de se comunicar diretamente com seu cache de DRAM, as operações ainda não serão tão rápidas quanto uma verdadeira SSD DRAM high-end. Em segundo lugar, é claro que o fato de o SSD estar usando parte da memória do sistema significará que há menos memória disponível para o usuário. Isso não é um grande problema, já que o HMB não ocupa muita memória, mas em sistemas que têm 8 GB ou menos de memória do sistema, isso é definitivamente algo que eu estaria desconfiado. Se o seu computador já está constantemente em linha vermelha no uso de RAM, você pode considerar a possibilidade de obter um SSD com DRAM ou atualizar seu kit de RAM existente.

Então, no final, se você puder encontrar um SSD barato sem DRAM que suporte HMB, cabe a você considerar. As economias valem as desvantagens? Será que ele funcionaria como esperado, ou arrastaria para baixo o desempenho do seu sistema com seu uso de RAM? Se estas coisas não são muito preocupantes, então, por todos os meios, vá em frente. SSDs sem DRAM ainda são SSDs, e com HMB, sua velocidade certamente é rápida o suficiente para funcionar para qualquer propósito que um usuário de orçamento possa requerer.

De Egor Lemorin

O último telefone Huawei é melhor do que o Samsung Galaxy S9? :: Os telefones Huawei são bons?