Quando é que o Google Voice estará disponível em Espanha?
Eu acho que o Google adoraria lançar o serviço na Europa. It's o esquema de pagamento que's adicionando custos inesperados à mistura. Em resumo, o Google teria que fazer as pessoas pagarem pelo serviço ou não lançá-lo de todo.
O lobbying do operador certamente existirá, mas eu não't acho que este será um fator importante impedindo um lançamento. O mercado está desregulamentado e quase qualquer um pode receber uma licença MVNO. Se os operadores fazem lobby, eles'terão que lidar diretamente com o Google, pois os reguladores espanhóis e europeus estão muito interessados em aumentar a competitividade do mercado.
Let's fornecem um pouco de background primeiro.
Nos EUA, as chamadas de telefone celular são pagas pelo receptor da chamada. Isto é chamado de RPP (o destinatário paga). Os pacotes de celulares incluem chamadas recebidas como parte do tempo total de antena, e embora muitas operadoras tenham optado por fazer chamadas recebidas gratuitamente (ou gratuitamente, ou seja, incluídas no plano), as operadoras de celular ainda têm que assumir os custos dessas chamadas recebidas: alimentação da torre de celular, aluguel, equipamento e, bem, a receita que precisam para ter lucro.
Como consequência, não há diferenças entre um celular e um número fixo no plano de numeração dos EUA: pode-se't dizer se é's um celular ou não. Não importa para quem liga, já que todas as tarifas são as mesmas, fixas ou não.
E as companhias telefônicas americanas não'não têm que pagar um ao outro quaisquer tarifas com base no número de minutos que roteiam um para o outro. Ao invés disso, elas fazem seus clientes pagarem pelas ligações recebidas. That's all.
Na Europa, por outro lado, it's o chamador que deve pagar pela chamada. CPP, ou quem telefona paga, significa que você precisa saber que tipo de serviço você're-discar, e que você vai pagar de acordo. É por isso que's que os números de telemóvel em toda a Europa são diferentes dos números fixos: porque as tarifas são diferentes.
Embora receber uma chamada de telemóvel seja gratuito para o cliente, se um cliente da empresa A telefona à empresa B, então a empresa B precisa de ser compensada de alguma forma pelo encaminhamento e conclusão da chamada. That's onde as tarifas de interconexão móvel entram em vigor.
As operadoras de telefonia celular européias mantêm um registro de quantas chamadas e minutos eles encaminham de outras operadoras para seus clientes' telefones celulares. No final de cada mês, elas pagam umas às outras taxas substanciais de interconexão; em 2008, o volume deste negócio totalizou 3.669 milhões de euros apenas na Espanha [1].
Existem taxas de interconexão de redes fixas, mas estas são muito mais baixas quando comparadas com as taxas de interconexão móveis. É por isso que a maioria dos ISPs fornecem chamadas gratuitas para telefones fixos.
Então, voltando à questão: O Google Voice funciona nos EUA sem que o Google pague muito porque não'não têm que pagar taxas de interconexão caras. O proprietário do telefone celular receptor pagará por isso, e o Google só precisa configurar a infra-estrutura geral do sistema. E é por isso's que eles podem fornecer chamadas grátis do Gmail: porque seu custo real é 0 ou quase 0 para o Google, se eles encaminharem a chamada no VoIP. Por isso, não há cobrança, atendimento ao cliente, etc. Não há necessidade disso, um serviço limpo, certo?
Se o mesmo modelo fosse usado na Europa, o Google teria que pensar como eles poderiam pagar as taxas de interconexão. O número do Google Voice teria de ser um telemóvel para que pudessem obter alguma receita nas chamadas recebidas, as chamadas gratuitas teriam de se restringir às redes fixas, e muita da conveniência do Google Voice, tal como existe nos EUA, seria perdida. Ou o serviço não poderia ser gratuito, a menos que o Google quisesse perder muito dinheiro para as operadoras de telefonia celular.
E o Google Voice Europe teria que criar um sistema de cobrança, atendimento ao cliente, preparar-se para lidar com contas não pagas, e pior ainda, perder popularidade porque o seu atual modelo freemium simplesmente não't funcionaria neste campo em particular.
Então a minha resposta a esta pergunta é: Google Voice poderia lançar na Europa