O que pode o Android fazer que o Windows não pode?
O mercado de telemóveis tornou-se um campo de batalha muito disputado, onde os gigantes do segmento da manufactura móvel estão a travar batalhas, flexionando os seus músculos e empunhando os diferentes modelos carregados com várias ogivas chamadas características e aplicações. Essas guerras estão fazendo notícia na arena dos smartphones há bastante tempo.Essas gigantes estão sendo suportadas por inúmeras confederações chamadas desenvolvedores de aplicativos de terceiros e apresentam designers que estão melhorando ou reabastecendo o arsenal dos gigantes, fornecendo dispositivos improvisados de tempos em tempos.
A questão central dessas batalhas de smartphones é a conquista dos territórios com vendas e aplicativos. De todas as guerras, aquela entre o Windows Phone da Microsoft e o Android suportado pelo Google parece estar se intensificando. Embora o iPhone da Apple Inc. não possa ser excluído dessas guerras, este artigo foca mais em como a concorrência está se intensificando entre celular Windows e Android, mas traz dados de mercado do iPhone onde quer que sua relevância o exija.
No mercado dos Estados Unidos, que é a cama quente para todos os novos lançamentos e estratégias de vendas, certos dados de marketing estranhos estão surgindo. Kantar Worldpanel, um site dedicado ao conhecimento do consumidor e à percepção do mercado, declarou em seu recente relatório sobre Windows phone vs. android vs. iPhone, que embora o mercado global de Smartphones tenha se mantido estável, observou que iOS e celulares Windows Phone ficaram em 1º e 2º lugar em termos de vendas do que Android.
'Por que esta mudança considerável da atenção do consumidor em relação ao Windows Phone?é uma questão cativante que precisa ser explorada de diferentes perspectivas como aparência, funcionalidade e disponibilidade de aplicativos.
As Lojas de aplicativos (Android Vs Windows):
>p>
>br> Se olharmos novamente para a história de sucesso do Smartphone, é a introdução de aplicativos que impulsionou as vendas. Aqueles smartphones que oferecem a mais rica coleção de aplicativos têm conquistado um grande número de fãs. Assim, os aplicativos se tornaram um fator de influência para que qualquer smartphone seja rotulado como 'popular'. Os aplicativos Android estão disponíveis em uma loja centralizada chamada Google Play, que conta com mais de 700.000 aplicativos (gratuitos e pagos) enquanto o Windows Phone Market Place exibe apenas cerca de 170.000 aplicativos.
Mas o diferencial significativo para os aplicativos do Windows phone é que eles estão sendo aprovados manualmente por revisores que eliminam os aplicativos malware/spyware. O Google Play publica todos os aplicativos carregados pelo desenvolvedor, mas varre as lojas em uma data posterior. É relatado há algum tempo que em um dia mais de 60.000 aplicativos foram excluídos por serem malware/spyware pelo Google Play.
Esta comparação feita entre as lojas de aplicativos do Windows e do Android indica que os aplicativos do Windows Phone são altamente seguros do que os do Android. Talvez devido à estrita vigilância imposta pela Microsoft, as lojas de aplicativos do Windows Phone não são tão ricas e atraentes, mas oferecem total segurança aos usuários.
>br>Como especificado anteriormente, a Microsoft não permite que seus desenvolvedores de aplicativos se soltem nos parâmetros de design. Ela definiu certos padrões que todo desenvolvedor deve seguir. Esta postura revelou-se altamente benéfica para os usuários de telefones Windows, pois eles não precisam se esforçar para aprender sobre a navegação de cada aplicativo.
Pelo contrário, o Android não definiu nenhuma especificação de design para desenvolver aplicativos andróides. Embora ele tenha um mecanismo rigoroso de limpeza das lojas regularmente, há chances remotas de que poucos aplicativos nocivos possam entrar nos smartphones.
Multitasking Abilities (Android Vs Windows):
>br>Aqui novamente, Windows Phone marca um ponto ou dois a mais do que Android e iOS. Windows Phone apresenta um poderoso controle sobre as aplicações que estão sendo executadas e oferece uma navegação suave entre as aplicações em execução.
Aplicações podem ser desativadas com facilidade com apenas um toque nelas. Não seria imprudente dizer que ambos Android e Apple podem pegar algumas lições da Microsoft sobre como melhorar as funcionalidades multitarefa em sua gama de smartphones.
The Features (Android Vs Windows):
Após aplicativos, Features impulsionam as vendas de qualquer Smartphone. Estes recursos não são nada além da aparência e funcionalidade completa do hardware e software.
Observa-se que a exibição única de telas e ícones nos smartphones baseados no Windows phone 8 está se tornando um puxador de multidões. Com os tiles redimensionáveis, a tela icônica do Windows Phone pode carregar mais informações do que um telefone baseado no Android.
A nova série Lumia do Windows Phone 8 da Nokia liderou o crescimento nas vendas de smartphones baseados no Windows Phone 8. A Nokia foi muito bem sucedida em levar a mensagem de "faça o seu próprio ecrã de smartphone em casa" fortemente à mente dos consumidores.
>br>Por que o Windows Phone, apesar das características acima fortes, ainda carece do vapor para avançar na corrida de vendas?
Posto isto, os utilizadores de smartphones preferem a flamboyancy em vez da medíocre e querem aplicações deslumbrantes do que as pouco brilhantes. O Windows Phone é terrivelmente curto de aplicativos atraentes que podem aumentar o envolvimento do consumidor.
Muitos dos aplicativos populares como Dropbox ou Wunderlist estão faltando na loja de aplicativos do Windows Phone. Não há substitutos equivalentes para estes aplicativos, embora existam aplicativos excepcionalmente bem aumentados que são muito poucos em números.
Os aplicativos empacotados como Email, Calendário, Pessoas, Internet Explorer, Mapas, etc. estão um pouco acima da média em sua funcionalidade e apelo. Existem sérias deficiências na experiência completa do Smartphone para os usuários.
O Futuro (Android Vs Windows):
>br>Baseado nas condições predominantes, o maior pedaço do domínio do Smartphone permaneceria sob o controle do Android. A partir de agora, o Android detém cerca de 52% das vendas, enquanto o iOS da Apple controla cerca de 42% das vendas do mercado. Windows Phone está contente com 6% das vendas, mas tem mostrado um aumento significativo nas suas vendas no final.
Kantar Worldpanel relatórios dizem que quando as vendas feitas através das operadoras de rede móvel têm aumentado acentuadamente. Por exemplo, as vendas do Windows Phone realizadas pela Verizon até o final de abril de 2012 subiram para 6,8% das vendas totais em comparação aos 0,2% registrados durante o mesmo período que terminou em abril de 2012.
Estes números são suficientemente indicativos de que o Windows Phone pode se tornar um competidor acirrado para outros players e pode atrair uma boa quantidade de clientes a partir deles.
>br>Source: Soluções Web RS - Biblioteca de Recursos Web
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre Windows 10, Windows 10 KN, Windows 10 N, e Windows 10 Single Language?
- O Windows 11 será uma atualização gratuita para todos os usuários do Windows 10 quando o Windows 11 for lançado em 2018 ou 2019?
- O que um portátil Windows pode fazer que você não possa fazer com um portátil Chromebook?
- O Chrome OS pode fazer tudo o que o Windows 10 pode fazer?